22 janeiro 2008

Cada Instante: Terça-feira, 22.01.2008

NÃO ME REJEITES NO TEMPO DA VELHICE

Medite: Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças.” Salmos 71:9

Seria muito bom, se a experiência que temos hoje poderia ser aplicada na nossa juventude. Eu estou envelhecendo e o amadurecimento é algo relevante para adquirir experiência. Experiência de vida.

A Suely (minha amada esposa) estava me dizendo: “nós já nascemos envelhecidos, a cada instante, a cada momento transformamo-nos e estamos em profunda mudaça, principalmente na nossa aparência. As células já não se renovam como anteriormente, perdem a sua elasticidade e a nossa pele vai tomando um aspecto envelhecido”.

É importante entendermos que a idade do idoso é também tempo de silêncio, é a idade do recolhimento, do silêncio, sobretudo interior. Quando mais moços, éramos, por natureza e idade, mais agitados éramos. Um pouco mais avançados em idade, somos mais calmos e mais tranqüilos. É possível interiorizar tanta coisa da nossa vida e sermos gratos a Deus, muito grato mesmo, por tanta bondade e tantas bonitas oportunidades de nossa vida.

Na caminhada da vida é preciso considerar e ver como nos comportarmos: como idosos impacientes, egoístas, murmuradores, ou, antes, como idosos puros de coração, pacientes, tolerantes, desapegados, com espírito de sacrifício? É preciso criar em nós um olhar novo e limpo... Sempre alegres, nunca irritados com a vida. Gratos ao bom Deus pela idade que alcançamos.

A velhice é uma bênção. Aos poucos, desapegamo-nos de muitas futilidades, de muitos pormenores, de rancores, lamúrias, sofrimentos. É o tempo de perdão. Aprendemos a domesticar o tempo. Não zombamos dele. Não apostamos corrida com ele. Procuramos viver com o tempo, como se fosse alguém que respeitamos, de quem cuidamos, que amamos. É preciso caminhar com ele, serenamente, dia após dia, sem destratá-lo. E cada dia é dia oportuni de vivermos cada instante como Deus quer, com gratidão no coração e tranquilidade na alma.


Pense: No dia em que nascemos, já começa o nosso envelhecimento. O tempo passa. Só a eternidade não passa. O tempo, à nossa disposição, deve ser bem empregado. Sem ânsia nem aflição, para o serviço de Deus e do próximo. É preciso dar tempo ao tempo.” Dom Aloísio Lorscheider



Ore: Senhor! Te agradeço Senhor, por cada dia, cada instante na Tua presença, na qual sempre estamos. Sou grato por cada acontecimento, cada situação, cada alegria e cada tristeza, por cada experiência, porque Senhor! Na velhice serão instrumentos para ajudar muitos na caminhada contigo. Por isso, usa-me para ajudar aqueles que precisam de Ti. Em nome de Jesus. Amém

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: