04 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 04.01.2008

E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

Medite: Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Mt 16:15.

Há alguns anos atrás estava passeando pelo calçadão de Copacabana, quando um menino no colo de seu pai, gritou: “JESUS”, e apontou para o Cristo Redentor. Aquele Jesus inerte, sem poder, sem autoridade, meio acinzentado, esverdeado, que não inspira confiança e não tem nenhum poder para salvar e ajudar os seus seguidores.

Há Jesus de todo o jeito e para todo gosto. Por isto que esta pergunta do Senhor Jesus Cristo, o Nazareno é de vital importância para nós: “E vós que dizeis que Eu Sou?”. Para as religiões orientais, Jesus foi um grande sábio, alguém que conseguiu alcançar o nirvana, uma espécie de estado elevado onde o sujeito se sintoniza com o divino: “A libertação de influências cármicas”. Já para os muçulmanos Jesus foi apenas um grande profeta de Alá. Para os judaísmo Jesus foi o último profeta, apenas isto. Para os Testemunhas de Jeová, Jesus foi o arcanjo Miguel, um anjo encarnado e que agora reina a direita de Jeová numa posição exaltada.

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Mais da metade dos apóstolos participaram das respostas à pergunta de Jesus. Eles disseram que ele era considerado um profeta, ou um homem extraordinário, por todos que o conheciam; e, que, mesmo os seus inimigos o temiam muito, explicando os seus poderes com a acusação de que estava coligado ao príncipe dos demônios. Disseram-lhe que algumas pessoas na Judéia e na Samaria, que não o tinham conhecido pessoalmente, acreditavam que ele era João Batista ressuscitado dos mortos. Pedro explicou que ele tinha sido, em várias épocas e por várias pessoas, comparado a Moisés, Elias, Isaías, e Jeremias. Depois de ouvir a tudo isso, Jesus colocou-se sobre os próprios pés e, olhando para os doze assentados em volta dele em um semicírculo, com ênfase surpreendente apontou para eles com um gesto expressivo de mão e perguntou: “Mas, e vós, quem dizeis que eu sou?” Houve um momento de silêncio tenso. Nenhum dos doze tirava os olhos do Mestre e, então, Simão Pedro, colocando-se de pé bruscamente, exclamou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E os outros onze apóstolos assentados levantaram-se e, em uma só voz, indicaram que Pedro tinha falado por todos eles.

A pergunta de Jesus, ultrapassou a história e chegou até nós: e vós, crentes deste século, o que dizeis que Eu Sou?

É importante percebermos que há felicidade na proclamação de Jesus como Senhor, como Filho do Deus Altíssimo, e se você quer ser feliz precisa deixar essa proclamação brotar dos seus lábios e do seu coração, e principalmente, queira deixar Jesus entrar definitivamente na sua vida e mudar toda a realidade do seu viver, levando você à vida nova.

Pense: "As nossas mentes são constituídas de tal forma que não podem, ao mesmo tempo, concentrar-se no Senhor e fixar-se no casaco novo ou chapéu para o próximo inverno.” A W Pink.

Ore: Senhor! Ajuda-me a buscar mais o Senhor Jesus, a me relacionar com fidelidade e amor. A pensar todo o instante nos seus ensinamentos. Que o Espírito Santo me ensine mais a cerca do Teu Filho, o Deus Conosco. Eu preciso de Ti, eu preciso de Jesus, eu preciso do Espírito Santo. Confesso-te que Jesus é Deus, o meu Deus o meu Senhor. Nas tuas mãos entrego a minha vida, estou cansado de resolver as coisas do meu jeito, quero fazer de acordo com a Tua vontade. No nome de Jesus Cristo. Amém!

Com carinho!

Ashbell Simonton Rédua

Pastor Presbiteriano

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: