25 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 25.01.2008

A VERDADE VÓS LIBERTARÁ

Medite: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5:37

O Apóstolo Paulo, nos fala em Romanos 7:7 que há uma guerra no interior do ser humano. Esta guerra se estabelece entre o BEM e o MAL, o bem que queremos fazer e que desejamos fazer e não fazemos, o mal que rejeitamos mas acabamos por praticá-lo. O Senhor Jesus Cristo, nos exorta a tomamos decisões coerentes, definindo nossas atitudes, nunca ficar em cima do muro, então Ele afirma: “que a vossa palavra seja SIM, SIM, e, NÃO, NÃO.

Neste campo de batalha interior, entre o BEM e o MAL, entre o SIM e o NÃO travam lutas tremendas diariamente. Dependendo da nossa posição antes as escolhas a serem feitas diante das decisões, podemos enriquecer ou empobrecer nossa vida espiritual. Como exortou o Senhor Jesus Cristo, tanto o SIM quanto o NÃO, devem ser ditos com firmeza e direção, porque tudo o que passar além disso vem do malígno.

Sei que o contexto de Jesus neste episódio se refere ao juramento, contudo no Reino de Deus, para o qual Jesus nos convida entrar, não há espaço para desconfianças. Onde todos falam sempre a verdade, nunca é preciso jurar. As pessoas que precisam jurar, são as mesmas que costumam mentir. Ao proibir o juramento, a intenção final do Senhor é coibir a mentira, pois a mentira é coisa que Deus abomina.

Devemos entender que o SIM e o NÃO são decisões difíceis de serem tomadas. Normalmente dizemos SIM, quando queremos dizer SIM, mas as vezes dizemos SIM quando queremos dizer NÃO, e dizemos NÃO quando na verdade desejamos dizer o SIM. Quantas vezes ficamos com receio de magoar alguém, e em determinado momento dizemos um SIM, mesmo sabendo que dentro de nós a realidade é de dizer um NÃO, mas, naquela ocasião para manter as aparências, mantivemos firme nesta afirmativa.

Nunca diga somente NÃO e nunca diga somente SIM! Confronte-os!... É maravilhoso, pela experiência íntima com Jesus, aprender a questionar... O questionamento é parte da nossa vida e nos faz crescer...

E quando a luta começar, pergunte Deus o que dizer...


Pense: A experiência da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, é algo que humilha. Quando à fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patológicos: não se conforma com uma modesta justificação, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a verdade, ou com os que a vivem. (Juan Luis Lorda)


Ore: Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome.” Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: