26 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 26.01.2008


Sexta-feira, 26.01.2008

LEVANTE-SE E MARCHE!

Medite: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Exôdo 14:15

Preguei pela primeira vez neste texto quando ainda era seminarista, em uma reunião de oração na casa do Presb. Manoel Gonzaga, lá na Imbiribeira, Recife-PE. Era uma reunião de oração, muito gostosa por sinal. Quanto a mim nem se fala, estava vibrando, porque era o meu primeiro semestre no Seminário, ainda continuo vibrando e me sinto alarmado com aquilo que Deus está fazendo no meio de seio povo. Não há como esquercer aqueles momentos, a vida dos queridos irmãos Mércia e Maninho.

O contexto do versículo em epígrafe, trás a memoria as dificuldades enfrentadas pelos filhos de Deus no Antigo Testamento, os Israelitas na saída do cativeiro egípcio. Talvez alguém possa dizer: “que destino”, sair do cativeiro e serem encurralados em um vale, com montanhas a direita e a esquerda, diante o mar vermelho e atrás o grandioso e potente Exército Egípicio. A situação foi tremenda, causa de angustia e desespero. Situação incontrolável aos olhos humanos, sem saída configurável, real, ascessível, sem esperança e profunda revolta. Todavia, e curiosamente, segundo o contexto, parece-nos que Moisés estava, apesar de total convicção no Poder de Deus, um pouco inseguro, o que se vê na repreensão de Deus, dizendo: “Por que clamas a mim?”. Entendo que neste questionamento, Deus estava dizendo a Moisés algo que também nós precisamos entender e compreender, isto é, que tão logo tenhamos consciência e convicção da vontade de Deus em nossas vidas, precisamos Levantar e Marchar. É preciso agir e não ficar se entrincheirando, entristecido, acomodado, desmotivado, abatido, decepcionado e frustrado.

Na situação na qual estamos vivendo, não podemos mais ficar parados olhando para o céu, como os discípulos ficaram no dia da Ascensão de Jesus. A vontade clara de Deus para cada de um de nós, como pessoas ou como igreja, é que prossigamos para o alvo, confiantes e abençoados por Deus através de Cristo. E, nesta consciência não busquemos qualquer trincheira, qualquer bivaque, mas marchemos.

A medida que marchamos, a graça de Deus vai se entricheirando em nós, somos convocados para marchar com Ele por um mundo novo. Não fique parado irmão, seja voluntário na Obra de Deus, Levante e Marche! Faça não somente a sua parte. Dê a sua contribuição ao Senhor. Somos chamados para sermos santos, separados para o Senhor, separados para a Obra do Senhor, separados para sermos de Cristo. É necessário que sejamos justos, santo, praticantes do bem e da justiça.

Marchemos então com o Senhor, assumindo nossos papéis de fieis servos do Senhor e agindo como membros do Corpo do Cristo, transmitindo a esta civilização, o amor, a Palavra de Deus, sem medo e levando a verdade de Deus que Cura, Salva e Liberta!

Mesmo que estejamos enfrentando dificuldades, aparentemente insuperável em nosso viver diário, tudo vai se arranjar se procedermos de modo correto. Portanto devemos confiarmos plenamente na vontade de Deus e agirmos de maneira correta, mudará naturalmente o que precisa mudar, possibilitando-nos tomar o rumo certo e descortinar uma nova vida.

Nas horas difíceis, precisamos de alguém para nos ajudar a refletir, organizar as idéias e irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: O Senhor nosso Deus! Você está convidado a buscar hoje esse Deus que nos dá a vitória!

Quando enfrentamos nossos problemas e dificuldades, temos a tendência de lamentar, reclamar, descontrolar o emocional e, quanto mais reclamamos, menos pensamos na solução do problema, e por isso mergulhamos mais e mais nas dificuldades. Ninguém vence problemas reclamando deles, mas apresentando soluções concretas!

Vamos lá irmão! Levante-se e Marche!

Pense: "Nunca ore suplicando cargas mas leves e sim ombros mais fortes" (Phillips Brooks)

Ore: Senhor! Quando deparamos com situações adversas, ficamos ansiosos, temperamentais, preocupados e assim nos abatemos, nos entriceiramos entrestecidos e impotentes. Agora Senhor! Com espírito fortalecido pela Tua graça e Teu amor, Levantarei e Marcharei confiante na vitória e nas Tuas promessas. Promessas de um Deus que nunca falhou e jamais falhará. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: