19 janeiro 2008

Cada Instante: Sábado, 19.01.2008

A LOUCURA DE DEUS!

Medite: Nós somos loucos por amor de Cristo " (I Corintios 4, 10)

Há um homem simples em Recife, que me impresiona muito. Naquela época era um Presbítero da Igreja Presbiteriana de Afogados, hoje Largo da Paz, o Presb. Freire. Este homem andava a cidade toda, com cartazes de textos bíblicos. Eu não sei se faria isto, se fizesse com certeza seria interpretado por muitos como louco ou fanático.

“O maior receio que temos na vida é de escandalizarmos. Quando a própria vida é um escândalo, onde somente alguns rompendo em fé, rompe as barreiras assumindo a verdadeira liberdade de um filho de Deus. E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará, disse o Senhor Jesus.

Contudo, isto é uma loucura, Loucura de Deus. Homens e mulheres que sentindo-se amados por Deus e percebendo que Deus os convida a serem fiéis, tomam a palavra de Deus ao pé da letra e vão em frente.

Deus às vezes comete algumas loucuras para nos despertar, salvar, livrar e nos libertar do jugo do pecado e da tristeza.

Deus às vezes pede aos seus servos sinais tão fortes que os mesmos ficam sem saber o que fazer, meios atônitos querem rebelar-se, afastar-se, rejeitar aquela proposta de Deus, que aos olhos humanos parecem coisas mais descabidas como qualquer outra. Mas os servos de Deus não tem força para rebelar-se, não conseguem desistir, uma força maior do que eles os obriga a seguir os ensinamentos do Senhor. O Senhor diz para o profeta sinais, como colocar no seu pescoço um jugo de boi e de ir pela cidade para que o povo veja que está escravo e que é tempo de sacudir todos os jugos e se libertar. Mas a única libertação não será a força das armas, mas da volta ao Senhor. É Ele e somente Ele que poderá salvar o seu povo de todo o mal que está acontecendo.

Deus vai dizer para o profeta Oséias: “casa-te com uma prostituta!” Não adianta as reclamações do profeta, mas Deus permanece firme na sua ordem, para que o povo possa crer que se prostituiu aos deuses e abandonou o verdadeiro Deus. E agora está à mercê de tantos deuses e é como uma verdadeira prostituta que não tem mais alguém a quem pertencer de verdade. E o profeta, embora a sua repugnância, vai e faz como Deus lhe tinha ordenado e o povo compreende e se converte.

Deus manda o profeta Isaias andar nu durante três anos como um sinal profético. Deus manda o profeta Ezequiel assar sua comida usando fezes humanas, como outro sinal profético. Deus manda um profeta deitar sobre um menino para o ressuscitar. Deus manda que um homem poderoso como Haman banhe no Rio Jordão, um rio tão sujo, para que cure a sujeira deste viajante. Deus manda Josué da voltas em uma muralha durante 7 dias para que Ele a faça cair, parece lógico esse pedido? Mas foi assim que o muro caiu. Deus manda Moises falar com uma pedra para que ela jorre água. Deus manda Eliseu jogar sal em águas amargas para que elas ficassem boas para consumo. Jesus o próprio Deus encarnado colocou os dedos nos ouvidos de um surdo mudo e colocou cuspe na boca do mesmo para poder curá-lo. Isso é lógico? Jesus cuspiu no chão fez lodo e sujou os olhos do cego, madando ao Tangue de Siloé para lavar-se e ficar curado. Jesus andar sobre o mar isso parece ser racional?

São tantos os sinais estranhos que Deus envia para nós que nem sempre somos capazes de decifrar e ler com atenção. São mortos moradores de ruas, espancados, trucidados e não sabemos decifrar o que Deus quer dizer com isso. Vemos torturas, mortes e guerras e achamos que tudo é ficção e são fogos de artifício para clarear as noites da vida. Vemos uma onda que cresce e que quer eliminar friamente todo feto anormal para que tenhamos uma raça sem defeito e podemos correr o risco de ver nisto o avanço da ciência ao serviço do bem estar da humanidade.

Eles, analisando-se e espelhando-se no mesmo Deus vão percebendo que a mentira não tem espaço e que a ambigüidade é funesta, e por isso assumem atitudes novas e provocantes. Na vida diante dessas Loucuras de Deus não dá para dizer o que é normal ou o que ultrapassa a normalidade. Eu pessoalmente cheguei à conclusão que os servos de Deus, como acima mencionados são os verdadeiros “normais” e nós autênticos anormais que, para não sofrer nos escoramos em todas as estruturas e nos vigiamos e censuramos sobre tantas coisas que devemos e não devemos fazer.“

Pense: “Mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1Cor. 2.9.

Ore: Senhor! Como gostaria de ser um Louco por Ti. De fazer coisas loucas segundo os homens, mas sábias perante Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Com carinho!

Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: