07 janeiro 2008

Cada Instante: Segunda-feira, 07.01.2008

ESPERANÇA AOS DESESPERANÇADOS!


Medite: Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem”. 1 Timóteo 4:10

As situações adversas que nos acometem, provocam declarações precipitadas, desesperadas, amarguradas, eufóricas, com seus inúmeros desdobramentos e por fim a esperança “a última que morre”.

A esperança é um sentimento que motiva a vida nesta terra. Mesmo a esperança mais infundada é motivadora. O desespero é o sentimento da falta ou da morte da esperança. Desesperado é o indivíduo que não tem esperança – que respira ameaças. Esperança, assim como o amor e a fé, são aquilo que não passa, é uma capacidade dada por Deus ao homem de acreditar naquilo que lhe foi prometido.

Quando não temos esperança no futuro, continuamos obcecados com o passado e reféns do fatalismo, sem força para viver o dia de hoje.

O fatalismo é a atitude predominante na maioria das pessoas que vivem arrastando o passado. Ele é expresso em frases como: "Sempre foi assim, nada pode ser feito a respeito disso"; "Não se pode mudar o mundo"; "É preciso aceitar a realidade". Uma pessoa fatalista diz: "De que adianta? No final, vamos perder. Somos vítimas do destino". Essa atitude leva-nos, facilmente ao ressentimento, à amargura, à desesperança, ao desespero.

Ter esperança não quer dizer evitar ou ser capaz de ignorar o passado de sofrimento. Na verdade, a esperança nasce no aprendizado com o passado. O fundamento de nossa esperança é acreditar que algo melhor irá acontecer. É crer que hoje é o primeiro dia do restante de sua vida. Assim, de nada serve se inquietar pelo passado, pois não há nada que você possa fazer a respeito. Mas você tem o dia de hoje e é hoje que começa tudo que está para acontecer.

Alguém fez uma pergunta para Carlos Drummond de Andrade: O que é esperança para o Senhor? E ele respondeu: “um fio muito fino, ao qual eu meu agarro para não morrer desesperado”.

Há esperança para aquele que busca em Jesus Cristo uma nova vida! Não importa o teu passado, nem as condições do presente momento. Jesus disse: o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

A sua esperança, ainda que seja a última, também morre? Lembre-se, então, de que a esperança daquele que já nasceu de Deus, salvo, pela fé em Jesus Cristo, é a única esperança que não morre nem com a morte, pelo contrário, na morte deixa de ser esperança, concretizando-se em realidade bendita e eterna com Ele nos céus. Jesus Cristo é a única esperança.

Pense: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Coríntios 15:19

Ore: Senhor! A minha esperança está sustentada em Ti, Rocha minha e Redentor meu, o meu futuro é um futuro a ser esperado, e, confiante estou nas promessas do meu Redentor, o Senhor Jesus Cristo. Apazigua o meu coração e dá-me a certeza da Tua salvador, em nome de Jesus Cristo. Amém!

Com carinho!

Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: