08 janeiro 2008

Cada Instante: Terça-feira, 08.01.2008

HOJE ACORDEI DESANIMADO, AÍ QUE PREGUIÇA!

Medite: A preguiça faz cair em profundo sono; e o ocioso padecerá fome. (Pr 19:15) Por isso os meus lombos estão cheios de angústia; dores se apoderam de mim como as dores daquela que dá à luz; fiquei abatido quando ouvi, e desanimado vendo isso. (Is 21:3)


Ando tão desanimado. Parece que a preguiça entrou em mim e dominou-me. Estou desestimulado, desmotivado, tenho preguiça de fazer tudo, tudo mesmo. A não ser dormir. Ainda assim, tenho preguiça de por o pijama. Não sei o que está acontecendo. Mas estou me sentindo triste. Não me sinto a vontade de falar com ninguém sobre isso.


No dia-a-dia é comum nos depararmos com alguns "bichos-preguiças", principalmente quando se tem que enfrentar situações delicadas, como tomar uma decisão importante ou quando algumas mudanças necessitam ser realizadas e estas geram incômodos. A preguiça que se impõe sobre nós é enorme e costuma ser chamada de desânimo.


A Preguiça é a aversão temporária, motivada ou irracional, a um determinado tipo de tarefa. Pode também ser uma defesa do organismo debilitado.


A preguiça é um dos mais terríveis impedimentos. Uma pessoa nasce com capacidade para aprender muitas coisas que ela nem imagina poder. Mas um desânimo terrível acomete a pessoa e a deixa prostrada. Parece uma força descomunal que segura firmemente a pessoa a impedindo de realizar. E tudo parece se tornar cada vez mais difícil. Torna-se tudo tão complicado que a pessoa desiste.


Ao desanimado é comum adiar projetos, recusar desafios e evitar assumir riscos. A apatia e irascibilidade são explícitas nas pessoas portadoras de desânimo. E quem acolhe esse mal, tem dificuldade até de acreditar em elogios ou mesmo entender uma piada. Em geral o desanimado está sempre pensando que nada saiu ou sairá como planejado, ou ainda, que não há mais nada a fazer. O interessante é que o desânimo não vem só pela escassez, mas também pela abastança, quando os objetivos são alcançados e não se tem um pós-projeto para o sucesso. Quase todo mundo deseja o sucesso, mas poucos preparam um projeto para usufruí-lo. Neste caso é comum a pessoa sentir um “vazio interior” mesmo com muito dinheiro, fama e poder.


Ao mesmo tempo em que a Bíblia elogia a virtude do trabalho e previne contra a soberba, também apresenta sérias restrições contra a preguiça e o desânimo. A mais célebre delas é a que toma como exemplo de trabalho um simples inseto que se tornou, em muitas culturas, um símbolo de esforço e diligência: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso”, diz o sábio ironicamente, prevenindo os jovens contra a ociosidade, a falta de planejamento e a pobreza (Pv 6,6-11).


O grande exemplo de trabalho, a rigor, começa com o próprio Deus, que é apresentado inicialmente como criador e, depois, trabalha em favor da redenção do seu povo e de toda a humanidade que dEle se distanciou. A Bíblia afirma que “desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Is 64,4).



Pense: “A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” (John Ruskin)


Ore: Hoje levantei com prequiça e desanimado, mais o Senhor fortaleceu a m!alma, renovou as minhas forças, mudou o meu semblante. Te agradeço meu Senhor e agora vou a luta, vou trabalhar, buscar satisfação no trabalho que me deste e ser um vencedor, em nome de Jesus Cristo. Amém!

Com carinho!

Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: