27 janeiro 2008

Cada Instante: Domingo, 27.01.2008



IRAI-VOS E NÃO PEQUEIS!

Medite: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Exôdo 14:15

Quem nunca ficou irritado, quem nunca foi acometido deste estado emocional? “Irritação é um estado emocional que varia em intensidade, desde a excitação leve até a fúria e o ódio. Como os outros sentimentos, é acompanhada por alterações fisiológicas e biológicas; quando você está chateado, a sua freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, bem como os níveis de hormônios responsáveis pela energia do organismo, a adrenalina e a noradrenalina.

Pode ser causada por fenômenos internos ou externos. Você pode ficar irritado com determinada pessoa (como um colega de trabalho), com um acontecimento (congestionamentos, cancelamento de vôos), ou a sua raiva pode ser causada pela preocupação com os problemas pessoais. As lembranças de eventos traumáticos ou irritantes também podem desencadear sentimentos de raiva.”

Algumas vezes a nossa irritação e frustração são causadas por problemas reais e dos quais não podemos fugir. Nem sempre a raiva é fora de propósito, sendo em muitos casos uma resposta saudável e natural às dificuldades. Existe ainda uma crença popular, de que cada problema tem uma solução, aumentando a nossa frustração até descobrirmos que isso não é verdade. A melhor atitude frente a essa situação é não nos concentramos apenas em encontrar a solução, mas sim em como lidar com o problema.

Por ser uma possibilidade em nossa vida, e não termos como evitar a raiva, devemos aprender administrá-la de forma que não venhamos a pecar. Um marido gritando com sua esposa no nome de Jesus é pecado. Um marido ou esposa batendo numa criança, num momento de raiva, é pecado. Cristãos tendo explosões de raiva na obra de Deus é indesculpável. Devemos reconhecer as obras da carne e lidar com elas de acordo.

Como, então, vencemos a raiva? Se olharmos para ela bem de perto, a causa de muita de nossa raiva é, normalmente, o resultado de uma ferida profunda. Nós ficamos com raiva porque nos sentimos maltratados ou porque não nos demos bem na vida. Ou, talvez, é porque alguém nos causou dor. Por isso, seguramos sentimentos não-resolvidos de amargura que, eventualmente, chegam às nossas vidas em explosões de raiva. Nós fazemos e dizemos coisas que não estão em sintonia com como nós, normalmente, responderíamos às pessoas e situações.

Há uma história na Bíblia que tem sido uma tremenda ajuda para eu vencer certos sentimentos que têm surgido em meu coração. José foi tratado injustamente por seus irmãos. Se alguém tinha motivos para ficar com raiva, era José . Porém, quando ele viu seus irmãos, anos depois, ele respondeu a eles dizendo que eles tiveram más intenções, mas as intenções de Deus foram boas. José entendia essa grande verdade. Deus tinha um plano bem específico para sua vida. Mesmo que o que ele havia passado pudesse soar como se ele "não tivesse se dado bem", ele olhou além das circunstâncias. Ele viu a mão e a provisão de Deus. Consequentemente, ele não se amargurou. Houve um sentimento inacreditável de calma, amor e paz, que encheu seu coração.

José sabia que Deus era soberano. Ele confiava em Seu governo na sua vida. Eu creio que nós podemos vencer as horríveis explosões de raiva que surgem em nossas vidas. Nós, também, devemos confiar em Deus como nosso Senhor soberano. Devemos tirar nosso foco das circunstâncias e colocar em Sua onipotência. Nós devemos ver que Ele está no controle. Isto virá somente quando passarmos tempo com Ele na Sua Palavra e em oração. O auto-controle é o fruto do Espírito. Ao passar tempo na Sua presença, eu me sinto em paz. Quando tempestades atingem minha vida, eu não tenho que reagir com raiva. Posso descansar na doce certeza e paz de que Deus está no controle. Isto me dá vitória sobre a raiva.

Pense: "Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento".

Ore: Senhor! Que Tu sejas o foco da minha vida, só assim sentirei paz em m’alma, pois quando foco os meus problemas, tenho reações de raiva. E quando as tempestades atingirem a minha vida eu não tenho que reagir com raiva, posso descansar na doce paz do Senhor Jesus Cristo. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: