31 janeiro 2008

Quinta-feira, 31.01.2008

VIVENDO E APRENDENDO

Medite: "Saibamos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Rm 8:28

Quem nunca ouviu esta frase, todos nós, creio eu. Estava pensando neste tema hoje durante o dia, e me veio a mente que não temos como evitar algum tipo de derrotas em nossa existência, estas derrotas surgem sempre de formas diferentes e consequentemente em ocasiões diversas. Não as percebemos de imediato, apenas quando os fatos são concretizados. Também percebi em minha reflexão que cada derrota, cada adversidade, traz consigo a semente de um grande beneficío, algo igualável em nosso viver. Então entendi o que está escrito em Rom. 8:28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Isto porque examinando a vida de alguns homens percebi que não existe homem bem-sucedido na vida que não houvesse antes sofrido derrotas em suas vidas. Entendi ainda que toda vez que o homem supera estes momentos de solicitudes na vida, torna-se mental e espiritualmente mais forte, engraçado não é. É sim, é assim estamos vivendo e aprendendo.

Hoje estou vivendo e aprendendo um novo ofício, estou feliz da vida, muito animado, ainda que não tenha tido o sucesso desejado, pudera ainda falta muito nesta caminhada, porém estou confiante em Deus, e sei que no fim de tudo, todas as coisas cooperaram para o meu bem, para a minha felicidade, para a felicidade e o bem da minha família. Chego em casa alegre, sorrindo, abraçando e beijando toda a turma, feliz da vida, vivendo e aprendendo.

Talvez você esta se perguntando o que isso tem haver. Posso explicar. Quando somos acometidos por situações que no conceito moral, "conceitos da maioria" são fracassos, derrotas, frustrações, erros, vacilos, para DEUS isso também serve para cooperar para nosso bem.

Um namoro que foi traumático, uma amizade que gerou traições, caminhos errados, idéias desnecessárias, um casamento que não deu certo por causa das traições, maus tratos, descuidos, abandono, um trabalho que nos tomou tempo sem retorno financeiro, uma Igreja onde os lideres foram maus, corruptos, desonestos, ambiciosos. Todas essas coisas de uma certa forma cooperam para que possamos crescer como pessoas, como filhos de DEUS. Isso acontece para que possamos ter uma evolução em todos os sentidos de nossa vida. Se em todo o tempo formos alcançados apenas por coisas boas, a história nos mostra que uma das primeiras atitudes do ser é abandonar os princípios bíblicos, a fé e viver apenas de valores terrenos e humanistas. Agora, quando as aflições nos desafiam, andamos por fé, crendo que DEUS vai e está conosco neste momento de luta.

Deus está conosco, a Sua Presença e maior do que todas as presenças em nossa vida. Viva a vida e analise o seu envolvimento nos acontecimentos diarios e perceba que a cada instante Deus está te ensinando e transformando aquilo que configura como ruim como extrume para nascer flores no jardim de sua vida.

Um abraço muito apertado em todos vocês!

Pense: "Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:10-13

Ore: Pai Santo querido! Alegrarei sobremaneira no Senhor, agora que renovaste a meu favor o vosso cuidado e aprendi a viver contente em toda e qualquer situação, pois sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o seu propósito. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

asredua@yahoo.com.br

30 janeiro 2008

Cada Instante: Quarta-feira, 30.01.2008

VIVENDO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

Medite: O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta. O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e voltas, seguindo sempre o seu curso. Todos os rios vão para o mar, contudo, o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr. Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. Eclesiastes 1. 5-8

Há inúmeras pessoas que passam pela vida sem jamais descobrir o propósito da sua existência, sem saber para o que foram criadas. Vivem ocupadas com tantas coisas, tais como trabalho, família, lazer, estudos, compras, etc., que muitas vezes não conseguem obter a resposta a essa questão tão profunda do nosso ser: afinal de contas porque estamos aqui neste mundo. O Sábio Rei Salomão questionava a respeito de sua existência.

Contudo o Rei Salomão concluiu que sem o conhecimento do propósito da vida, ela termina sem sentido, cansativa, incompleta e incontrolável. Então, o que fazer? Quando não se sabe o objetivo da vida, pelo menos tem-se duas opções: 1ª) Inventar o seu propósito: as pessoas fazem isto o tempo todo. Tentam dar um significado à vida por meio de hobby, esportes, artes, carreira, etc. Estas atividades podem até ser divertidas, mas, no interior das pessoas, certamente, deve haver mais do que isto para ser vivido. Algo está faltando! Gritando dentro do coração. 2ª) Descobrir o propósito de Deus: descobrir o que Deus diz ser o propósito da vida. Ele é o criador da vida; conseqüentemente, deve saber seu significado! Se você quer conhecer o propósito da sua vida, deve começar com Deus, não com você mesmo ou com o que alguém pense sobre o propósito.

As vezes parece que as coisas em nossas vidas estão totalmente fora do que planejávamos, e pensamos que Deus não esta conosco. porém Deus cumpre os seus propósitos em nossas vidas. Tudo depende do propósito que Deus tem em nossas vidas, e não do que nós queremos por nossa própria vontade. Nas diversas situações da vida, o Senhor Deus é quem permite os acontecimentos para que possamos crescer e aprender. Ele guarda as nossas vidas nas provações, mas nem sempre nos livra delas, porque Ele tem um propósito para o nosso crescimento nem aprendizado. E é preciso que passemos por esses momentos de dor para que nos tornemos pessoas mais espirituais, adultas e sensíveis.

Quando Deus idealiza sonhos para o nosso futuro, os recebemos como presentes que mudam nossas vidas. Não são nada prejudiciais, nada que nos faça sentir forçados. Eles acontecem naturalmente, porque nossas habilidades correspondem à esses sonhos, à essas idealizações, que passam a ser as nossas!

Deus tem um propósito maraviloso para a sua vida. Creia e viva!

Pense: Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Fil 3:12-14

Ore: Oh” Senhor, me ajude a alegrar, até mesmo nos momentos de dificuldades e tristeza. Seja a minha força e a motivação de caminhar cada instante segundo os teus propósitos.

Que o Senhor vos abençoe!

Rev. Simonton

asredua@yahoo.com.br

29 janeiro 2008

Cada Instante, Terça-feira, 29.01.2008

SINAIS DE MISERICÓRDIA

MEDITE: Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra Ele. Daniel 9.9

E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam meus mandamentos. Êxodo 20.6

Há em Deus o desejo de manifestar-Se ao seu povo, como um Deus compassivo, amoroso, miricordioso que derrama a Sua graça sem medida.

Jesus demonstrou uma profunda preocupação para com as pessoas. E por estar mais preocupados com as pessoas, vemos Jesus percorrendo cidades, curando lunáticos, endemoniados, paralíticos, enfermos, coxos, pessoas com problemas mentais, toda sorte de doença, abrindo mão de outros compromissos para socorrer as necessidades imediatas desses flagelados.

A misericórdia de Jesus ultrapassa as fronteiras étnico-culturais, sociais e político-religiosos, no reconhecimento dos samaritanos, no contato com o leproso e na admiração da fé do centurião romano. Ele ultrapassa as convenções da reciprocidade convencional. “Ao dares uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm como que te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos”. A esperança aposta nas promessas da fé, não nos cálculos de custo-benefício deste mundo. A misericordia de Jesus de Nazaré é a antecipação e a explicação do significado da dimensão salvífica de sua morte na cruz.

A misericórdia de Jesus têm uma dimensão que se refere a pessoas concretas: a um faminto, um cego e um morto. Mas, por serem sinais, apontam também para as enfermidades estruturais da sociedade: para a apropriação do pão por poucos, para o preconceito e a intolerância frente ao outro e o olhar ideológico das elites, e para a vida mutilada e tirada antes do tempo por causa da idolatria do poder. “O último inimigo a ser destruído será a morte” (I Coríntios 15:28).

A esperança está na presença, quando a hora é de abandono, na misericórdia contra a frieza espiritual. Jesus não salva graças a sua onipotência, mas graças a sua misericórdia, ao seu sofrimento, seu abandono e sua morte. Ao anunciar o Reino de Deus, a presença do amor produz sinais de misericórdia e de esperança.

Nosso Deus é misericordioso. A igreja reunida é sinal visível da presença misericordiosa de Deus em nosso meio, seja no grupo familiar (ECC), seja nos grupos internos das igrejas organizados por sexo ou por idade, seja onde estiver dois ou três no nome de Jesus. Esta presença garante o valor da oração comunitária que nos une e dá a certeza de que o Pai ouve e provê as nossas necessidades

Sinais de Misericórdia se estabelece na medida em que se consegue ver as dores e sofrimentos dos outros é que se conquista um coração novo. Esta capacidade de ver e sentir o outro gera o coração novo, porque provoca a generosidade que enche a vida de sentido pela medida da oferta de si para o bem de qualquer um outro, considerando a sua necessidade. Necessidade atendida como projeto de reconstrução e edificação da vida. Não se pode, pois, dispensar olhos que se tornam capazes de ver os mais pobres, aqueles que estão mais distantes e esquecidos pelos interesses outros de tantos outros. Só um coração íntimo de Deus é capaz de ver em profundidade, com a propriedade do ver de Deus. Esta propriedade gera no coração humano os sentimentos de profundidade divina. O divino sentir de Deus se manifesta no fundo do coração humano. O resultado é uma grande e verdadeira revolução. Uma revolução de amor derramado nos corações necessitados, garantindo-lhes o cuidado do pastor, a certeza de sua recomposição e conquista da vida.

A misericórdia de Deus nasce do seu coração. Jesus, muitas vezes, se deixou tocar no fundo do coração. Um toque de misericórdia. Uma misericórdia nascida desta capacidade, dom de Deus, de ver em profundidade a dor e a necessidade do outro. É uma experiência que toca o mais escondido dos afetos, produzindo mudanças, criando as condições da oferta de si. Um toque nos afetos humanos que inclui a capacidade de indignar-se na busca e na promoção do bem. Ver em profundidade gera misericórdia. A misericórdia cura toda impassibilidade tão comum nos corações interessados em si mesmos, tendentes a eleger o seu próprio bem como prioridade mais importante. A misericórdia é, também, um misto de ternura com indignação, criando as condições e os mecanismos para desmascarar aqueles que se põem no lugar de Deus, e não raramente produzem o contrário de sua presença. Em lugar da vida a morte; em lugar da oferta a manipulação interesseira; em lugar da generosidade o interesse pelas próprias coisas.

Que o Senhor vos abençoe!

PENSE: A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22.

ORE: Senhor! Tu és tão misericordioso, tão compassivo, tão dado, ajuda-me a ser desenvolver também estas virtudes com o meu próximo, com o meu irmão. Em nome de Jesus.

Com carinho,

Rev. Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano/IPB

28 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 28.01.2008




Segunda -feira, 28.01.2008

NÃO HÁ dEUS COMO DEUS



Medite: Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Jeremias 17:7

Estes dois últimos tem sido dias maravilhosos, de grandes bênçãos, de concretização de sonhos, de alegria no coração, de paz na alma, de tranquilidade em vez de tormenta, de amor, vontade de gritar e dizer que não há deus como Deus.

Creio muito na Soberania de Deus, nos desígnos de Deus, como creio que não existe destino traçado, mas sim a determinação de Deus em cada ato que vivemos cada instante de nossos vidas. Não apenas temos que saber e crer que Deus é todo poderoso, que sabe todas as coisas e está em todo lugar, mas temos que crer que Ele nos ama e através destas virtudes de Deus Ele quer nos abençoar. Ele está pronto para ajudar seja qual for a área da sua vida, Deus deve intervir e fazer algum milagre. Creio que para Ele não existe limitações e, sobretudo, creio que Ele quer lhe ajudar.

Louvo a Deus por ter me escolhido e por me amar assim. Quando penso em Deus meu coração estremece, se comove, me emociono, e tento expressar a gratidão que sinto, mas não há palavras, apenas sai dos meus lábios: Senhor eu te amo, eu te adoro, eu te louvo, Deus meu e Senhor meu. Deus nunca nos deixa, somos nós que nos esquecemos dele. "NÃO HÁ DEUS MAIOR, NÃO HÁ DEUS TÃO GRANDE COMO NOSSO DEUS".

Nosso Deus é refúgio e fortaleza, socorro presente. Quando Deus deseja abençoar alguém, quando deseja usar um homem ou uma mulher para realizar seus planos de amor, sua mão poderosa concede a seu servo ir além das expectativas humanas, de seus limites e de suas próprias forças. Quando um homem é marcado por Deus para a vitória, mesmo que já tenha sido marcado para a morte, é igualmente fortalecido na fé, para dar glória a Deus diante de todos os desafios.

Os planos de Deus continuam valendo mesmo nos dias de tribulação. Ele outorga bênção e vitória que nos acompanham e nos fortalecem nos momentos difíceis. Nessas horas, podemos nos agarrar às promessas do Senhor e acreditar que não deus como o nosso Deus.

Vale a pena buscar o Senhor, vale a pena confiar em Deus seja em qualquer situação, vale a pena esperar pela intervenção de Deus na nossa vale, vale a pena confiar.

Creia! Não há deus como o Nosso Deus. Busque, dedique sua vida a Ele, descanse nEle e confia, confia mesmo, confia de todo o seu coração, de toda a sua alma, entrega o teu caminho, a tua vida ao Senhor, esqueça dos seus problemas e confia no Senhor.

Pense: "LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Salmo 121

Ore: Senhor! Sou grato por tudo que me deste e o que não me deste, pelo amor sem medida, pela paz no meu coração, pela expectativa de vida, principalmente pela Tua presença. Esta presença sempre presente a Cada Instante da minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br



27 janeiro 2008

Cada Instante: Domingo, 27.01.2008



IRAI-VOS E NÃO PEQUEIS!

Medite: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Exôdo 14:15

Quem nunca ficou irritado, quem nunca foi acometido deste estado emocional? “Irritação é um estado emocional que varia em intensidade, desde a excitação leve até a fúria e o ódio. Como os outros sentimentos, é acompanhada por alterações fisiológicas e biológicas; quando você está chateado, a sua freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, bem como os níveis de hormônios responsáveis pela energia do organismo, a adrenalina e a noradrenalina.

Pode ser causada por fenômenos internos ou externos. Você pode ficar irritado com determinada pessoa (como um colega de trabalho), com um acontecimento (congestionamentos, cancelamento de vôos), ou a sua raiva pode ser causada pela preocupação com os problemas pessoais. As lembranças de eventos traumáticos ou irritantes também podem desencadear sentimentos de raiva.”

Algumas vezes a nossa irritação e frustração são causadas por problemas reais e dos quais não podemos fugir. Nem sempre a raiva é fora de propósito, sendo em muitos casos uma resposta saudável e natural às dificuldades. Existe ainda uma crença popular, de que cada problema tem uma solução, aumentando a nossa frustração até descobrirmos que isso não é verdade. A melhor atitude frente a essa situação é não nos concentramos apenas em encontrar a solução, mas sim em como lidar com o problema.

Por ser uma possibilidade em nossa vida, e não termos como evitar a raiva, devemos aprender administrá-la de forma que não venhamos a pecar. Um marido gritando com sua esposa no nome de Jesus é pecado. Um marido ou esposa batendo numa criança, num momento de raiva, é pecado. Cristãos tendo explosões de raiva na obra de Deus é indesculpável. Devemos reconhecer as obras da carne e lidar com elas de acordo.

Como, então, vencemos a raiva? Se olharmos para ela bem de perto, a causa de muita de nossa raiva é, normalmente, o resultado de uma ferida profunda. Nós ficamos com raiva porque nos sentimos maltratados ou porque não nos demos bem na vida. Ou, talvez, é porque alguém nos causou dor. Por isso, seguramos sentimentos não-resolvidos de amargura que, eventualmente, chegam às nossas vidas em explosões de raiva. Nós fazemos e dizemos coisas que não estão em sintonia com como nós, normalmente, responderíamos às pessoas e situações.

Há uma história na Bíblia que tem sido uma tremenda ajuda para eu vencer certos sentimentos que têm surgido em meu coração. José foi tratado injustamente por seus irmãos. Se alguém tinha motivos para ficar com raiva, era José . Porém, quando ele viu seus irmãos, anos depois, ele respondeu a eles dizendo que eles tiveram más intenções, mas as intenções de Deus foram boas. José entendia essa grande verdade. Deus tinha um plano bem específico para sua vida. Mesmo que o que ele havia passado pudesse soar como se ele "não tivesse se dado bem", ele olhou além das circunstâncias. Ele viu a mão e a provisão de Deus. Consequentemente, ele não se amargurou. Houve um sentimento inacreditável de calma, amor e paz, que encheu seu coração.

José sabia que Deus era soberano. Ele confiava em Seu governo na sua vida. Eu creio que nós podemos vencer as horríveis explosões de raiva que surgem em nossas vidas. Nós, também, devemos confiar em Deus como nosso Senhor soberano. Devemos tirar nosso foco das circunstâncias e colocar em Sua onipotência. Nós devemos ver que Ele está no controle. Isto virá somente quando passarmos tempo com Ele na Sua Palavra e em oração. O auto-controle é o fruto do Espírito. Ao passar tempo na Sua presença, eu me sinto em paz. Quando tempestades atingem minha vida, eu não tenho que reagir com raiva. Posso descansar na doce certeza e paz de que Deus está no controle. Isto me dá vitória sobre a raiva.

Pense: "Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento".

Ore: Senhor! Que Tu sejas o foco da minha vida, só assim sentirei paz em m’alma, pois quando foco os meus problemas, tenho reações de raiva. E quando as tempestades atingirem a minha vida eu não tenho que reagir com raiva, posso descansar na doce paz do Senhor Jesus Cristo. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

26 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 26.01.2008


Sexta-feira, 26.01.2008

LEVANTE-SE E MARCHE!

Medite: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Exôdo 14:15

Preguei pela primeira vez neste texto quando ainda era seminarista, em uma reunião de oração na casa do Presb. Manoel Gonzaga, lá na Imbiribeira, Recife-PE. Era uma reunião de oração, muito gostosa por sinal. Quanto a mim nem se fala, estava vibrando, porque era o meu primeiro semestre no Seminário, ainda continuo vibrando e me sinto alarmado com aquilo que Deus está fazendo no meio de seio povo. Não há como esquercer aqueles momentos, a vida dos queridos irmãos Mércia e Maninho.

O contexto do versículo em epígrafe, trás a memoria as dificuldades enfrentadas pelos filhos de Deus no Antigo Testamento, os Israelitas na saída do cativeiro egípcio. Talvez alguém possa dizer: “que destino”, sair do cativeiro e serem encurralados em um vale, com montanhas a direita e a esquerda, diante o mar vermelho e atrás o grandioso e potente Exército Egípicio. A situação foi tremenda, causa de angustia e desespero. Situação incontrolável aos olhos humanos, sem saída configurável, real, ascessível, sem esperança e profunda revolta. Todavia, e curiosamente, segundo o contexto, parece-nos que Moisés estava, apesar de total convicção no Poder de Deus, um pouco inseguro, o que se vê na repreensão de Deus, dizendo: “Por que clamas a mim?”. Entendo que neste questionamento, Deus estava dizendo a Moisés algo que também nós precisamos entender e compreender, isto é, que tão logo tenhamos consciência e convicção da vontade de Deus em nossas vidas, precisamos Levantar e Marchar. É preciso agir e não ficar se entrincheirando, entristecido, acomodado, desmotivado, abatido, decepcionado e frustrado.

Na situação na qual estamos vivendo, não podemos mais ficar parados olhando para o céu, como os discípulos ficaram no dia da Ascensão de Jesus. A vontade clara de Deus para cada de um de nós, como pessoas ou como igreja, é que prossigamos para o alvo, confiantes e abençoados por Deus através de Cristo. E, nesta consciência não busquemos qualquer trincheira, qualquer bivaque, mas marchemos.

A medida que marchamos, a graça de Deus vai se entricheirando em nós, somos convocados para marchar com Ele por um mundo novo. Não fique parado irmão, seja voluntário na Obra de Deus, Levante e Marche! Faça não somente a sua parte. Dê a sua contribuição ao Senhor. Somos chamados para sermos santos, separados para o Senhor, separados para a Obra do Senhor, separados para sermos de Cristo. É necessário que sejamos justos, santo, praticantes do bem e da justiça.

Marchemos então com o Senhor, assumindo nossos papéis de fieis servos do Senhor e agindo como membros do Corpo do Cristo, transmitindo a esta civilização, o amor, a Palavra de Deus, sem medo e levando a verdade de Deus que Cura, Salva e Liberta!

Mesmo que estejamos enfrentando dificuldades, aparentemente insuperável em nosso viver diário, tudo vai se arranjar se procedermos de modo correto. Portanto devemos confiarmos plenamente na vontade de Deus e agirmos de maneira correta, mudará naturalmente o que precisa mudar, possibilitando-nos tomar o rumo certo e descortinar uma nova vida.

Nas horas difíceis, precisamos de alguém para nos ajudar a refletir, organizar as idéias e irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: O Senhor nosso Deus! Você está convidado a buscar hoje esse Deus que nos dá a vitória!

Quando enfrentamos nossos problemas e dificuldades, temos a tendência de lamentar, reclamar, descontrolar o emocional e, quanto mais reclamamos, menos pensamos na solução do problema, e por isso mergulhamos mais e mais nas dificuldades. Ninguém vence problemas reclamando deles, mas apresentando soluções concretas!

Vamos lá irmão! Levante-se e Marche!

Pense: "Nunca ore suplicando cargas mas leves e sim ombros mais fortes" (Phillips Brooks)

Ore: Senhor! Quando deparamos com situações adversas, ficamos ansiosos, temperamentais, preocupados e assim nos abatemos, nos entriceiramos entrestecidos e impotentes. Agora Senhor! Com espírito fortalecido pela Tua graça e Teu amor, Levantarei e Marcharei confiante na vitória e nas Tuas promessas. Promessas de um Deus que nunca falhou e jamais falhará. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

25 janeiro 2008

Cada Instante: Sexta-feira, 25.01.2008

A VERDADE VÓS LIBERTARÁ

Medite: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5:37

O Apóstolo Paulo, nos fala em Romanos 7:7 que há uma guerra no interior do ser humano. Esta guerra se estabelece entre o BEM e o MAL, o bem que queremos fazer e que desejamos fazer e não fazemos, o mal que rejeitamos mas acabamos por praticá-lo. O Senhor Jesus Cristo, nos exorta a tomamos decisões coerentes, definindo nossas atitudes, nunca ficar em cima do muro, então Ele afirma: “que a vossa palavra seja SIM, SIM, e, NÃO, NÃO.

Neste campo de batalha interior, entre o BEM e o MAL, entre o SIM e o NÃO travam lutas tremendas diariamente. Dependendo da nossa posição antes as escolhas a serem feitas diante das decisões, podemos enriquecer ou empobrecer nossa vida espiritual. Como exortou o Senhor Jesus Cristo, tanto o SIM quanto o NÃO, devem ser ditos com firmeza e direção, porque tudo o que passar além disso vem do malígno.

Sei que o contexto de Jesus neste episódio se refere ao juramento, contudo no Reino de Deus, para o qual Jesus nos convida entrar, não há espaço para desconfianças. Onde todos falam sempre a verdade, nunca é preciso jurar. As pessoas que precisam jurar, são as mesmas que costumam mentir. Ao proibir o juramento, a intenção final do Senhor é coibir a mentira, pois a mentira é coisa que Deus abomina.

Devemos entender que o SIM e o NÃO são decisões difíceis de serem tomadas. Normalmente dizemos SIM, quando queremos dizer SIM, mas as vezes dizemos SIM quando queremos dizer NÃO, e dizemos NÃO quando na verdade desejamos dizer o SIM. Quantas vezes ficamos com receio de magoar alguém, e em determinado momento dizemos um SIM, mesmo sabendo que dentro de nós a realidade é de dizer um NÃO, mas, naquela ocasião para manter as aparências, mantivemos firme nesta afirmativa.

Nunca diga somente NÃO e nunca diga somente SIM! Confronte-os!... É maravilhoso, pela experiência íntima com Jesus, aprender a questionar... O questionamento é parte da nossa vida e nos faz crescer...

E quando a luta começar, pergunte Deus o que dizer...


Pense: A experiência da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, é algo que humilha. Quando à fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patológicos: não se conforma com uma modesta justificação, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a verdade, ou com os que a vivem. (Juan Luis Lorda)


Ore: Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome.” Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

24 janeiro 2008

Cada Instante: Quinta-feira, 24.01.2008

CONFIA SOMENTE EM DEUS!

Medite: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5

“Não tenha ilusões. Se as pessoas não confiarem no que você diz, jamais agirão de acordo com sua vontade ou aceitarão suas propostas. Para começar, você precisa se conhecer bem e ser muito verdadeiro consigo mesmo. Precisa se aceitar como é, ciente de suas capacidades e limites, e ter consciência do quanto pode esperar de si próprio”.

Aquilo que você pode fazer, Deus deixará você fazer, mas aquilo que você não pode fazer, Deus fará por você. Por exemplo se você procura um emprego: você pode enviar curriculo, pode ser entrevistado por alguém, mas você não pode mover o coração do empregador, Deus pode e Deus fará isto se for da vontade dEle, portanto temos de confiar em Deus, confiar nas suas promessas, na Sua intervenção.

Muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a reclamar, é aí que erramos, pois reclamar não vai resolver o problema, não é assim que recebemos a vitória. Lembra do povo que passou quarenta anos no deserto por causa disso? Tem gente que murmura por costume, já esta acostumado e reclamar de tudo, e de todos, nada está bom pra aquela pessoa. A manisfestação do propósito de Deus em nossa vida chamamos de Providência Divina.

“Geralmente quando murmuramos nos esquecemos que o Deus que servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos, ou pensamos. Ele sabe das nossas necessidades e o que é melhor para nós, não adianta reclamar, acredite, não é a solução. Deus tem o melhor e se alguma coisa não deu certo é porque Deus não quis assim, pois tudo o que acontece é permissão ou vontade de Deus, nada do que acontece no mundo escapa disso, isto chama Soberania Divina.

Como cristãos muitas vezes somos também perseguidos mas Cristo também foi, ele foi perseguido e humilhado, mesmo assim confiou no Pai. Ele foi fiel até o fim, e a morte não o venceu, pois Ele vive e reina e está pronto para ouvir as nossas orações, nos perdoar, nos salvar. Por isso vamos glorificar ao nosso Deus, não deixe as adversidades acabarem com a sua alegria, matar a sua fé, os seus sonhos. Vamos adorá-lo, pois é nas lutas que ficamos mais perto de Deus, é nesses momentos que podemos nos achegar, ter mais comunhão com o nosso Pai, conversar com Ele, sentir o Espírito Santo nos consolar, temos total liberdade de falar com Deus. Descansar em Deus, estar no centro de Sua vontade. Mesmo se não entendermos o propósito de Deus, mesmo se não compreendermos o porquê do silêncio, vamos permanecer fiéis, confiar, esperar, vamos louvar ao nosso Deus e no tempo certo nossa vitória vai chegar. Lembre-se que Deus sabe os desejos do teu coração, comece hoje a conversar com Ele, e entregar o teu futuro a Ele, pois nosso futuro a Deus pertence, somente a Ele. E tenha uma vida de comunhão com Ele. Comece a dedicar a sua vida a Deus, e quando você menos esperar você vai ver a glória do Senhor.

Temos que ter consciência de que Deus não é somente transcendente, mas é também imanente, isto é, presente em nossas vidas, principalmente nos momentos de pressões, de luta, seja em relação à saúde, no ambiente de trabalho, nós precisamos confiar Nele” É saber que Ele é Senhor da sua vida e de todo o Universo. Mesmo sendo o Criador de coisas grandes e maravilhosas dá um valor muito especial para o ser humano. Confiar em Deus é saber que em todos os momentos da vida, mesmo na alegria ou na tristeza Ele olha pra nós, e tem cuidado de nós, nos protegendo e nos guiando” em cada instante do nosso viver.

Confia em Deus! Ele sempre te ouvirá!


Pense: Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.” Salmos 56:11


Ore: Senhor!.Entrego a Ti, toda a minha vida, ainda que eu não entenda os Teus propósitos, aceito-Os e recebo-os em nome de Jesus. Amém

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Obs: Tenho recebido muitos email’s, não se preocupe estarei respondendo a todos, geralmente faço isto no sábado, mas devido o aumento da demanda, estou um pouco moroso. Tem há paciência.

23 janeiro 2008

Cada Instante: Terça-feira, 23.01.2008

DEIXADOS PARA TRÁS!


Medite: Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.” Habacuque 3:2


Há uma música que me chamou atenção. Não sei quem é o cantor, apenas liquei o toca CD do carro, e a música estava lá. Coisa providencial, depois descobrir que o CD é da namorada do meu filho, o Wesley, seminarista do último ano. A letra é mais ou menos assim: “Eu não preciso ser reconhecido por ninguém, a minha glória e fazer com que conheçam a ti. que diminua eu pra que tu cresças Senhor, mais e mais".

Não temos direito de receber dos nossos próprios filhos na fé, da igreja de que nos plantamos, que nós pastoreamos, qualquer reconhecimento ao ponto de colocar-nos num pedestal, conforme o ìndio Arariboia, aqui no centro de Niteroi. E de que você missionário não pode errar. A acusação que Paulo recebe em I Cor 1: 17: “E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não?”, é muito interessante. Paulo está se defendendo contra uma acusação de mentiroso, dele não falar a verdade. O próprio Apóstolo Paulo, homem que representa diretamente a honestidade de Deus, sendo acusado de prevaricação, isto é, leviandade. Leviandade é uma maneira muito gostosa de falar, eu menti, eu falei erradamentem, agora Paulo tem de se desculpar. Porque ele tem de se desculpar? Porque obviamente mesmo sendo pai na fé desses irmãos de Corinto, ele não tem suficiente importância na sua mente, na mente desses irmãos, reconhecer dele uma pessoa que não pode errar, uma pessoa de imponência, tanto teológica ou em termos de vida pessoal que ele não podia de forma alguma errar ou mentir.

‘Eu li um livro maravilhoso, chamado “Além do perdão”, que tinha a seguinte frase: ‘a igreja tem a fama de ser o único exército do mundo que deixa seus soldados feridos de guerra para trás’. A igreja tem que tratar seus soldados e ajudá-los. Não estou dizendo que devemos tapar o sol com a peneira, isso jamais. Temos que conscientizar a pessoa do seu erro, porém, excluí-la não é a solução”.


“Infelizmente a Igreja, não está preparada para cuidar dos feridos, daqueles que vão ficando no caminho, seja por infelicidade na vida ou por causa de seus próprios erros. Me parece ser mais fácil excluir, deixar pra lá como se os feridos não tivessem feito parte de nada e que simplesmente acabaram.”
Triste ver um rastro ficando atrás da Igreja de soldados feridos, de gente esquecida! Homens como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Noé, Davi, com certeza se vivessem hoje seria também esquecidos pela Igreja.

‘A Igreja usa as pessoas até o ponto que elas tem pra dar, seja seu dinheiro, seu tempo seu potencial e depois dispensa, deixando de expressar a maior ênfase de Cristo, o amor de Deus”.

No final a música expressa: “Tua Graça Me Basta”, afirma: “Só os teus olhos me veêm, de baixo de tuas asas.É o meu abrigo, meu lugar secreto, Só Tua graça me basta e Tua presença é o meu prazer...”


Tem muitos vivendo assim, verdadeiros cristãos, homens e mulheres da Palavra Deus, que vivem por ela, e, dela se alimentam diariamente, mas que não encontram mais quarida na vida comunitária da Igreja. A igreja precisa ser restaurada, precisa voltar ao primeiro amor, precisa viver novamente os ensinamentos de Jesus Cristo, precisa urgentemente de ser avivada.

Ah! Hoje descobrir de quem é a música...não preciso falar, vocês já sabem.


Pense: Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Isaías 49:15


Ore: Senhor! Porque somos assim. Estamos sempre correndo atrás de reconhecimento, e, acabamos esquecendo os nossos feridos para trás. Homens que foram tremendamente usados por tí. Eu quero lembrar Senhor, lembrar com todo carinho de como Tú usaste no Teu Reino, homens que agora estão subilados, não sei se podemos fazer isto mas fazemos, pastores como Evandro Luiz da Silva, Edésio Chequer, Caio Fábio, Ricardo Gondim e tantos outros e que podes usá-los novamente com a mesma força e o mesmo vigor de outrora. Em nome de Jesus. Amém

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

Obs: Tenho recebido muitos email’s, não se preocupe estarei respondendo a todos, geralmente faço isto no sábado, mas devido o aumento da demanda, estou um pouco moroso. Tem há paciência.

22 janeiro 2008

Cada Instante: Terça-feira, 22.01.2008

NÃO ME REJEITES NO TEMPO DA VELHICE

Medite: Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças.” Salmos 71:9

Seria muito bom, se a experiência que temos hoje poderia ser aplicada na nossa juventude. Eu estou envelhecendo e o amadurecimento é algo relevante para adquirir experiência. Experiência de vida.

A Suely (minha amada esposa) estava me dizendo: “nós já nascemos envelhecidos, a cada instante, a cada momento transformamo-nos e estamos em profunda mudaça, principalmente na nossa aparência. As células já não se renovam como anteriormente, perdem a sua elasticidade e a nossa pele vai tomando um aspecto envelhecido”.

É importante entendermos que a idade do idoso é também tempo de silêncio, é a idade do recolhimento, do silêncio, sobretudo interior. Quando mais moços, éramos, por natureza e idade, mais agitados éramos. Um pouco mais avançados em idade, somos mais calmos e mais tranqüilos. É possível interiorizar tanta coisa da nossa vida e sermos gratos a Deus, muito grato mesmo, por tanta bondade e tantas bonitas oportunidades de nossa vida.

Na caminhada da vida é preciso considerar e ver como nos comportarmos: como idosos impacientes, egoístas, murmuradores, ou, antes, como idosos puros de coração, pacientes, tolerantes, desapegados, com espírito de sacrifício? É preciso criar em nós um olhar novo e limpo... Sempre alegres, nunca irritados com a vida. Gratos ao bom Deus pela idade que alcançamos.

A velhice é uma bênção. Aos poucos, desapegamo-nos de muitas futilidades, de muitos pormenores, de rancores, lamúrias, sofrimentos. É o tempo de perdão. Aprendemos a domesticar o tempo. Não zombamos dele. Não apostamos corrida com ele. Procuramos viver com o tempo, como se fosse alguém que respeitamos, de quem cuidamos, que amamos. É preciso caminhar com ele, serenamente, dia após dia, sem destratá-lo. E cada dia é dia oportuni de vivermos cada instante como Deus quer, com gratidão no coração e tranquilidade na alma.


Pense: No dia em que nascemos, já começa o nosso envelhecimento. O tempo passa. Só a eternidade não passa. O tempo, à nossa disposição, deve ser bem empregado. Sem ânsia nem aflição, para o serviço de Deus e do próximo. É preciso dar tempo ao tempo.” Dom Aloísio Lorscheider



Ore: Senhor! Te agradeço Senhor, por cada dia, cada instante na Tua presença, na qual sempre estamos. Sou grato por cada acontecimento, cada situação, cada alegria e cada tristeza, por cada experiência, porque Senhor! Na velhice serão instrumentos para ajudar muitos na caminhada contigo. Por isso, usa-me para ajudar aqueles que precisam de Ti. Em nome de Jesus. Amém

Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

21 janeiro 2008

Cada Instante: Segunda-feira, 21.01.2008

O OLHAR GRACIOSO DE DEUS.


Medite: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18
O deserto é um lugar de sequidão, de carência emocional, profunda solidão e de desconforto interior. É o lugar em que por mais que tentamos fazer as coisas corretamente e suprir-nos com todas as forças e determinações, sentimos sempre desconfortado interiormente, fora de lugar, fora de sintonia, desconectado, nada se ajusta, há uma aridez tremenda, onde falta tudo.
Estamos na Igreja, mas estamos carentes, sedento, porque perdeu-se o propósito na vida, estamos buscando algo que não sabemos o que é, e, como encontrar, na verdade nunca iremos encontrar, porque estamos perdidos.
Já sentiu-se assim em algum momento de sua vida. Já sonhou muito com algo. Esperou muito. Depositou toda a sua confiança, toda a sua expectativa, desejos, sonhos, ansiedades, direcionou a sua vida para algum acontecimento, algo realizável e quando você viu e pensou que aquilo estava se concretizando, então você percebe que foram castelos de areia, tudo se desmorona, esbagaça diante de você, então vem à frustração, decepção, desilusão e parece que tudo foi um erro, e, que você não sabe como vai lidar com aquilo.
É a moça que pensa que vai casar com um rapaz, ela sonha com seu casamento, ela ama o rapaz, ela se doa, ela constrói sonho, começa a investir sua vida naquela direção, começa a andar na direção daquele propósito, e de repente o rapaz chega para ela e diz: “foi tudo um passatempo, na verdade eu sou já casado, eu tenho filhos em uma outra cidade, estou apenas passando o tempo com você”.
Casamentos por exemplo. Você investiu a sua vida de repente vem uma traição, vê uma situação em que se vê sozinho(a), vem o filho que é recebido com muito amor, muito carinho e dedicação, mas quando cresce, entra nas drogas, vem uma situação de crise.
Quantas pessoas investe pesado nos seus estudos, numa faculdade, sai para o mercado de trabalho e quando pensam que vão concretizar o sonho de anos de esforços, de noite sem dormir, virando noite estudando, lutando, comprando livros caríssimos, se dedicando, e quando se lançam no mercado, elas se frustram.
Ninguém acorda no deserto como este de uma hora para outra, geralmente vai-se caminhando para ele. Isto acontece nesta caminhada quando começamos a tirar os olhos de Deus, quando colocamos os olhos em nós mesmos, nas nossas circunstâncias, nas nossas dificuldades, nas nossas situações. Quando tiramos os olhos de Deus, os ouvidos da Palavra de Deus, então percebemos que estamos dando ouvidos aquilo que os outros estão falando, começamos a ouvir as vozes das nossas próprias deformidades interiores: não vai dar certo, não vou conseguir, não sou páreo para isto, eu já sei o que vai acontecer, realmente não presto, realmente sabia que isto ia acontecer, não vou conseguir, vou me arrazar, vou me arrebentar, e começamos a pensar e falar negativamente, palavras de angustia consigo mesmo, entra o pessimismo, e quanto mais pensamos, mais acreditamos naquilo, quanto mais interiorizamos mais deprimidos ficamos. Quem pensa e age assim está caminhado para dentro do deserto, dentro do abismo.
Eu creio que o olhar de Deus sobre mim e você é tão profundo e especial. Cada um de nós é alvo certo para onde os olhos do Deus Eterno se lançam, e sobre quem o Seu coração se derrama. Fica até difícil, em tantos momentos, podermos compreender tamanho amor, misericórdia e graça. Deus sempre é fiel.
Precisamos parar, para tudo e voltarmos agora o Olhar para Deus, concentrar nossos pensamentos, gestos, ações atitudes e tudo mais em Deus, porque se assim não agirmos jamais chegaremos a ver concretizado o sonho de Deus para nós, sob este olhar maravilhoso do Seu Amor. Deus nos sustenta nesta caminhada e nos conduzirá à santidade e aos propósitos do Seu coração em Cada Instante da nossa vida.

Pense: “Sob o olhar de Deus estarei. Em cada momento que o buscar. Sob o olhar de Deus estarei. A minha resposta é confiar”. Marcos Pavan

Ore: Senhor! Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração, sejam agradáveis a Ti. Em nome de Jesus. Amém


Com carinho!
Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano
asredua@yahoo.com.br

20 janeiro 2008

Cada Instante: Domingo, 20.01.2008

SER GENTE É IMPORTANTE!


Medite: Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 1 Pedro 3:10

Em uma das mensagens que tenho pregado por este país afora, uso o texto abaixo como introdução. Um texto de um grande homem, cineastra, comediante, poeta e escritor. Muitas das pessoas que tem nos ouvido, solicitam cópias deste texto, e nunca enviei para ninguém. Hoje porém tomei a liberdade de enviá-lo e de experimentar a mesma sensação que tenho sentido a lê-lo assim como aqueles aquem ministrei a Palavra de Deus.

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim."

Sorria.

Mas não se esconda atrás deste sorriso. Mostre aquilo que você é. Sem medo. Existem pessoas que sonham.

Viva. Tente. Felicidade é o resultado dessa tentativa.

Ame acima de tudo. Ame a tudo e a todos. Deles depende a felicidade completa. Procure o que há de bom em tudo e em todos. Não faça dos defeitos uma distância e, sim uma aproximação.

Aceite. A vida, as pessoas. Faça delas a sua razão de viver. Entenda os que pensam diferentemente de você. Não os reprove. Olhe à sua volta, quantos amigos... você já tornou alguém feliz? Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo? Não corra... Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.

Sonhe, mas não transforme esse sonho em fuga.

Acredite! Espere!

Sempre deve haver uma esperança.

Sempre brilhará uma estrela.

Chore! Lute!

Faça aquilo que você gosta. Sinta o que há dentro de você.

Ouça... Escute o que as pessoas têm a lhe dizer. É importante.

Faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo...

Mas não esqueça daqueles que não conseguiram subir a escada da vida.

Descubra aquilo de bom dentro de você. Procure acima de tudo ser gente.

Eu também vou tentar.’

Charles Chaplin

Pense: “Ame pessoas, use coisas, nunca faça o contrário." William Douglas.

Ore: Senhor! Senhor ajude-nos a viver a vida que Tu queres, e a valorizar os teus queridos filhos, meus irmãos, como Tu tens feito. Em nome de Jesus. Amém

Obs: William Douglas é juiz federal aqui em Niteroi. Um dos poucos homens que conheço que tem tremenda fé no Senhor Deus e proclama o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, em todos os lugares que tem oportunidade. Este Servo de Deus tem feito diferença.

Com carinho!

Ashbell Simonton Rédua – Pastor Presbiteriano