26 fevereiro 2008

Cada Instante, 4ª feira, 20.02.2008

DESERTO: LUGAR DE RESTAURAÇÃO E CONFORTO


Medite: Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:18

Assim como a vida humana, a vida espiritual também é permeada por securas, tempo de aridez, falta de gosto, solidão e desânimo...

Nestes períodos, somos privados das consolações sensíveis e espirituais. Mesmo que a gente não entenda, isto favorece nosso crescimento. Apesar de muitos esforços, de disciplina na vida pessoal. não sentimos gosto pela vida devocional, principalmente na leitura da Bíblia e na oração; ao contrário, experimenta-se nela o cansaço, o desânimo, a ausência da presença de Deus, como se Ele tivesse se esquecido de nós e o tempo parece que não tem fim.

A alma parece envolta numa espécie de torpor. É um tempo penoso, onde não se experimenta a alegria.

Mas, também neste tempo Deus trabalha em nós. Jesus mesmo disse que "o seu Pai continua trabalhando". Deus trabalha sempre a nosso favor e como já dizia o apóstolo Paulo: "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". (Rm 8:28)

Este tempo de seca nos ajuda a desprender de tudo o que não proclama o senhorio de Jesus em nossas vidas, nos ensina e nos educa a buscar a Deus, por aquilo que Ele é e não por aquilo que Ele pode nos oferecer.

Ajuda-nos a viver o abandono em Deus e a n'Ele nos perder. "É preciso deixar tudo para abraçar aquele que é Tudo".

A aridez espiritual ajuda na conquista da humildade, nos faz entender que tudo vem de Deus e em tudo dependemos d'Ele.

Este tempo penoso nos faz compreender que Ele é o Senhor dos dons e os distribui segundo a maneira que lhe apraz. Não somos nós que devemos ditar as ordens para Deus, Ele é o Senhor, Ele é Deus, Ele é livre e nós somos os seus servos. Assim Deus nos santifica. Sofremos muito, mas este é um sofrimento restaurador

Neste tempo aprendemos a servir a Deus sem gosto para fazê-lo. Aprendemos a buscá-lo em todos os momentos. Aprendemos que nossos olhos devem estar fixos n'Ele.

Assim, Deus robustece a nossa fé, nos impele a não desistir na busca da prática do bem e ensina-nos o caminho da persistência da fé.

É por meio desse exercício que se fortifica “o amor, a fé e a esperança, destas três, o maior delas é o Amor”. O Amor de Deus para conosco, o amor nosso para com Deus e o amor mútuo da igreja redimida, uns para com os outros.

Que o Senhor te dê força quando o desânimo chegar.

Pense:Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” Habacuque 3: 17-19


Ore: Senhor! Em momentos de solicitude, não de solidão, a minha alma tem mais sede de Ti, do Deus vivo e verdadeiro, que se manifestou na minha vida, dando-me a Salvação por meio de Jesus Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

Com carinho!
Rev. Ashbell Simonton Rédua
asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: