04 fevereiro 2008

Cada Instante: Domingo, 03.02.2008

CANÇADOS DE FAZER O BEM

Medite: E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Galátas 6:9

Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus e que esta Palavra foi escrita para ajudar o povo de Deus na caminhada cristã.

O Apóstolo Paulo lidava com os possíveis problemas na medida que eles iriam surgindo, configurando-se como causas a serem resolvidas ou enfrentadas. Temos certeza de que não existe depressão espiritual hoje que não tenha sido tratada pelo Apóstolo nas epístolas de sua autoria.

As doenças da vida espiritual são sempre as mesmas, nunca variam.

No texto acima transcrito traz a nossa lembrança de algo que precisamos rever novamente: o perigo do cansaço e da fatiga espiritual. O perigo de estamos no caminho, mas caminhado cabisbaixo, derrotado, entristecidos.

Talvez alguém já disse: “Senhor eu não quero mais”, “Senhor! Eu não aquento mais”, quem sabe essa é a oração de alguns ao enfrentar: alguns problemas, alguma desilusão no ministério, alguns desafios na vida, algumas lutas.

Toda aquela emoção dos primeiros anos de convertidos, de novas descobertas parece ter desaparecido. Nada mais está acontecendo. Nenhuma mudança, avanço ou desenvolvimento. Podemos dizer que estamos considerando, não tanto pessoas que estão cansados do trabalho, mas cansados no trabalho.

Ao meu ver, poderíamos definir o cansaço de fazer o bem como sendo um esgotamento, um estado de fadiga e desmotivação para uma causa no qual você entregou a sua vida, seus talentos e seu tempo. A expressão chave nesta definição é desmotivação com uma causa. A verdade mais óbvia em relação à desmotivação é que ela acontece em circunstâncias em que os resultados finais não justificam o empenho da dedicação. Ouvi de um colega que vivia um situação de cansaço, a seguinte palavra: “Simonton, não estou cansado de Deus e nem da vocação, mas da igreja.” Cada vez mais ouço dizer do cansaço dos heróis da igreja evangélica brasileira. Eles e suas famílias estão simplesmente cansados de fazer o bem, talvez, cansados do que viram e do que sofreram em função das cargas desnecessárias que lhes impuseram.

Pode parecer inadmissível, mas não produzir resultados também produz exaustão e desencorajamento. Portanto, se você vai mesmo se cansar, então é muito melhor se cansar por algo que produz resultados concretos. Claro que você irá se cansar, mas não se deixe vencer pelo cansaço. Vá em frente, confie em Deus e na força do Seu poder e renove as suas forças através de uma nova confiança.

A solução disso tudo encontro no Salmo 121

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita

De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.

O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Pense: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, em se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” Isaias 40:28-29

Ore: Senhor! Nos momentos de esgotamento físico e espíritual, do cansaço de fazer o bem, da tristeza angustiante, renova as minhas forças como as da água, contudo esperarei pelo Senhor. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: