12 fevereiro 2008

Cada Instante, Domingo, 10.02.2008

ANIMAI E FORTALECEI OS DESANIMADOS

Medite: “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.” Ezequiel 11:19

Tenho observado que o desânimo tomou conta de várias pessoas. Desânimo é sem dúvida a falta de ânimo. A palavra ânimo significa “alma, espírito, coragem, vontade” e quando nos encontramos desanimados é sinal de que nossa alma ou nosso espírito está doente, insatisfeito com algo ou alguém.

Nesse momento é que percebemos a necessidade urgente de um mergulho profundo, para conhecer e observar nosso interior e descobrir o quê ou quem está ferindo-nos, machucando-nos. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais. Assim o desânimo faz com que esqueçamos nosso posto de serviço, fraquejamos na fé em Deus e, finalmente, torna-nos egoísta.

Para ser curado desse mal é preciso dar dois passos: o da fé e o do amor. A Palavra de Deus nos exorta em II Coríntios 4:13: “E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos” e em Gálatas 6:1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai (animai) o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado”, ressalta que nosso ânimo provém da fé. Se a palavra ânimo significa alma, espírito então desânimo, por causa do prefixo latino “des”, que significa separação, ação contrária, portanto quem está desanimado, está com algum problema na alma ou no espírito. Sabemos bem que tudo que é contrário ao espírito é a favor da carne. Sabemos mais ainda que não podemos viver segundo a carne mas segundo o Espírito Santo de Deus (Rm 8:9).

É tempo de sairmos de nossas acomodações pessoais e irmos ao encontro de Deus pela fé e, principalmente ao encontro do outro, pelo amor. Quando mergulharmos em nós e percebermos que é preciso amar e ter fé, vamos banir o desânimo para longe de nós... Assim, como servos, livres do desânimo, iremos vivenciar o que Deus quer fazer através de cada um de nós.

É hora de levantarmos, reavivar a chama do Dom de Deus em nós, mesmo que já tenhamos feito isso muitas vezes e, com isso, animar a todos que nos cercam.

Pense: "Viver alegre e sorridente é um dever da gente. Ser feliz, lutar contra as adversidades é uma conquista. Ter bons pensamentos, querer, e conseguir progredir é um presente. Portanto, continuemos pois...se pararmos a vida vai nos cobrar a preço de ouro." Maria Clara Salles Adorno

Ore: Senhor! A Ti eu clamo, dentro de mim há tristeza, mas em ti encontro a alegria. Estou desanimado, mas em ti encontro auxílio. Estou inquieto, mas em ti encontro a paz. Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência. Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho. Portanto suplico a Tua bênção, em nome de Jesus. Amém.

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: