05 fevereiro 2008

Cada Instante, 3ª Feira, 05.02.2008

NÃO ANDEIS ANSIOSOS


Medite: Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida...” Mateus 6:25

O problema mais sério de saúde do homem dos nossos dias não é a AIDS, nem o Câncer, nem doenças deste tipo. É o stress, o esgotamento mental, psíquico e emocional, que o leva à ruptura da personalidade. Os hospitais que mais crescem são as clínicas psicológicas e de “repouso”, como o SPAR, dada a crescente procura de vagas. Os cursos de psicologia aplicada (Meditação transcendental, Yoga, o Poder da Mente, etc.), tem lotação geralmente esgotada. As pessoas tensas, nervosas, stressadas, procuram onde e como libertar-se das suas sobre-cargas.

Existe uma série de fatores já identificados que produzem tensão na vida humana, o trabalho excessivo, a exigência de perfeição no que se faz; os conflitos no trabalho e no lar; a pressão financeira; o mau relacionamento sexual com o marido, ou com a esposa; as críticas que se recebem, etc. Muita coisa se junta para produzir uma atmosfera de tensão na vida, levando as pessoas a situações muitas vezes extremamente danosas.

É preciso diminuir o ritmo de trabalho, relaxar, meditar, orar, confiar, e até fazer um pouco de exercícios físicos, praticar esportes, passear, ir à praia, cantar, fazer trabalhos manuais, ouvir música clássica (a música jovem atual é stressante) e outras coisas que nos lancem fora da rotina e reduzam a tensão. Estas são atividades geralmente sugeridas por terapeutas acostumados ao problema e ao aconselhamento. No texto de Mateus 6: 25-34

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amaná é lançada no forno, quanto mais a vós outros homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas cousas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. Basta ao dia o seu próprio mal.”

Jesus nos lembra alguma coisa importante, que pertencem à doutrina da providência:

1º) Devemos ter consciência da nossa limitação. Pois mais que fizermos, não poderemos fazer tudo, porque somos limitados.

2º) Precisamos crer mais em Deus, em que Ele é realmente o Deus do Salmo 121, que “não dormita, nem dorme”. Ele está ativo, sempre para o nosso bem.

3º) Precisamos confiar mais. Confiar significa entregar, como bem coloca o Salmo 37:5 “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará”, deixando a Deus resolver os problemas que nos fogem às possibilidades.

É preciso, pois, lutar contra o stress, de modo a evitar as suas terríveis conseqüências. A doutrina da providência é um excelente antídoto contra ele.

Use-a e relaxe!

Pense: “Por que será que não conhecemos as respostas até encontrarmos as perguntas?” Richard Bach

Ore: Senhor! Entrego a Ti a minha vida, pois Tu és Senhor a minha fonte de segurança. Em nome de Jesus. Amém.

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

asredua@yahoo.com.br

Nenhum comentário: