03 março 2008

Cada Instante, 5ª feira, 21.02.2008

PORQUE FICAMOS DESANIMADOS!


Medite: Aquele que aceita o desânimo está fadado a fracassar e ficar no caminho, perdendo a recompensa eterna que está reservada aos corajosos e aos espiritualmente otimistas. Apocalipse 3: 11-13.

Hoje me deu o maior desânimo aqui no trabalho e nem to desanimado por causa do trabalho. Eu nao sei o porquê desse desânimo momentaneo...

Tenho uma família muito boa, uma esposa maravilhosa e tenho muitas coisas que muitos não tem. Mas ultimamente tenho muito desses desanimos do nada mesmo sem saber o porque.

Contrariamente a um estado de desmotivação temporário, entendo também que o desânimo é algo a ser aprendido. Muitas vezes é mal diagnosticado, mas não deixa de ser digno de uma discussão significativa.

Observo que o desânimo se estabelece naqueles momentos que temos a sensação de algo não deu certo, que falhou. Quando assumimos que "não podemos ter", mesmo que cercados de tudo o que é bom, encontramos sofrimento, dor, tristeza e derrota, já que nossa mente não aceita que dias melhores virão, ao mesmo tempo em que nosso coração se apavora pela possibilidade de se perder o que temos no presente.

Quantos caíram no desânimo, diante dos problemas no casamento, com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades.

O desânimo, ou a falta de ânimo é como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou. A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade. Com a alma morta. Entregam-se ao conformismo. Instalaram-se no desânimo e como resultado: ficamos tristes, abatidos, deprimidos.

Embora tenhamos por costume enfatizar pontos altos das Escrituras, fazendo seus personagens nossos "heróis", cujo exemplo deva ser seguido, a vida não é fácil, e tanto nosso dia a dia, como aquele dos servos de Deus do passado, envolvem momentos de profundo desafio.

Pense naquele pneu que amanheceu furado, exatamente quando você está atrasado para uma reunião, a tal matéria da escola que parece impossível de ser aprendida e cujo professor é um tremendo carrasco, ou do recibo do imposto de renda que some no dia em que a Receita Federal coloca você na malha fina, óculos de grau que quebra exatamente quando você teria que fazer aquele teste difícil para um novo emprego que espera há meses, e igualmente a chave na porta da rua que quebra na fechadura.

Quando a tristeza nos envolve, fica muito difícil ver a benção, mesmo que ela esteja ali ao nosso lado. Veja o que aconteceu aos discípulos de Jesus no caminho de Emaús, que "choravam" a morte de seu Mestre dirigindo-se exatamente a Jesus, que já havia ressuscitado, vencendo a morte, o inferno e o diabo ( Lucas 24:13-35 ).

Além da Palavra de Deus, alguns texto como o Salmo 16, Salmo 42, Salmo 91, são um antídoto contra o desânima. Hoje após lêr estes Salmos nessa ordem, estava com o coração alegre, fortalecido, e, chegando em casa encontrei as palavras encorajadoras de minha maravilhosa esposa, pronto, Deus já fez a sua obra!

Graças à Deus pelo dia de hoje, fortalecido pelo Senhor, encorajado pela família o desânimo foi-se embora.

Pense: Tenha ânimo. O ânimo faz ouvir a voz de Deus eu nos levanta e faz-nos caminhar para frente. (A. Simonton Rédua)

Ore: Senhor! Graças te dou pela Tua Palavra, que é viva e eficaz, mais cortante do que espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma e do espírito e revela todo o meu sentimento, restaurando a minha alegria. Graças também pela minha família, especialmente minha esposa que sempre tem sido usado por Ti, nestes momentos de solicitudes. Em nome de Jesus. Amém.

Com carinho!
Rev. Ashbell Simonton Rédua

Nenhum comentário: