27 março 2008

Cada Instante, 22.03.2008

RESSURREIÇÃO: A CONQUISTA DA NOSSA DIGNIDADE





Meditação: Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” Romanos 6:5

Quando, já no fim da última guerra mundial, Dietrich Bonhoeffer, um Pastor Luterano que morreu mártir do nazismo, pergunta ao seu interlocutor e amigo, a quem dirige as suas já célebres “cartas da prisão”, se será possível pensar “um cristianismo sem religião”, estava motivado por uma verificação chocante: muitos cristãos declarados estavam entre os protagonistas das grandes violências e injustiças, enquanto outros, “sem religião”, pareciam mais sensíveis ao drama que então se vivia e mais abertos às exigências da paz e do respeito pela dignidade do homem.

Gosto muito dessas duas palavras juntas “dignididade humana”, porque elas não fazem mais parte da igreja moderna, e dignidade humana tem tudo a ver com a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. E nós estamos entre perspectiva maravilhosa, buscando em cada Páscoa a nossa dignidade humana através ressurreição e a vida nova.
Cristo ressuscitado é encontrar resposta para questões fundamentais do ser humano. A sua ressurreição é a manifestação da transcendência da divindade, expressa na própria humanidade. A possibilidade, não apenas de uma proximidade, mas de uma intimidade vital, entre Deus e o homem, garantida na ressurreição de Cristo, é resposta cabal a todas as inquietações do coração humano e a todos os enigmas da existência.

Promover e respeitar a dignidade da pessoa humana implica em atendimento às muitas necessidades e capacidades que as pessoas têm no contexto da promoção e na efetivação da vida decente, como, por exemplo, comer, morar, trabalhar, se vestir, ir e vir, tratar da saúde, exercer cidadania, se reunir e muitos outros. Essa gama de necessidades e capacidades nada mais é do que o conteúdo implícito na Ressurreição de Cristo. Pense: à páscoa começa com a comida e a bebida e conclui com a morada celeste, neste intervalo estão incluídos o vestir, ir e vir e a saúde física e espiritual.

Que a ressurreição de Cristo seja sempre presente em sua vida auxiliando a ressustar também os seus sonhos.

PENSE: “A vida que vence não é conquistada por esforço, mas obtida gratuitamente. Não é uma vida transformada, mas sim substituída. Não é supressão, mas expressão. Essa vida não pode ser produzida por você mesmo, mas é Cristo vivendo em você." Wacthman Nee

ORE: Senhor! Graças dou pela ressurreição do meu Senhor Jesus Cristo, que garantiu a minha ressurreição e um viver digno do evangelho e do ser humano. Em nome de Jesus. Amém!

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

Nenhum comentário: