31 dezembro 2007

Cada Instante: Segunda-feira, 31.12.2007

E TUDO SE FEZ NOVO!


Medite: Disse Jesus: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mateus 13:52


Neste domingo pela manhã assisti uma linda mensagem na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, pregada pela Miss. Leninha, uma mulher abençoada e compromissada com a Igreja. E o texto utilizado para mesagem foi este de Mt 13:51-52, e que fez sugir em minha menta ao propício para o dia de hoje, última dia do ano.


Hoje, não é possível impor um pensamento arcaico para uma cultura moderna.


A Igreja deu um grande passo à frente, a partir da Reforma Protestante do Se XVI, mas agora a cada novo dia, procura caminhar olhando para cima e para frente.


A vivência do presente ano velho como anúncio de um futuro novo, garantido pela surpreendente intervenção de Deus, que nunca abandonará o Seu Povo, e está decidido a levar à plenitude o Seu desígnio de salvação.

A abertura a um futuro novo, garantido pela fidelidade de Deus, é a dimensão mais dinâmica e consoladora da fé do povo de Deus, verdadeiro fundamento da esperança. Esta dimensão torna-se, aliás, num dos critérios da fidelidade da Igreja. O apego ao presente, da Lei, do culto, das instituições, consideradas como intocáveis e definitivas é um dos pecados denunciados pelos Profetas. Quem não estiver aberto à novidade e à surpresa das novas ações de Deus, é infiel a um ponto fundamental do espírito da Aliança. Nesta tentação pode incorrer a própria Igreja.

Toda a novidade presente e futura, está contida e garantida em Cristo morto e ressuscitado. Ele tornou-se a fonte inesgotável da novidade de Deus e dos caminhos do Reino, que os crentes recebem no dom do Espírito Santo, água viva continuamente a jorrar e expressão perfeita da plenitude de vida, que Deus nos quer comunicar.

Em Jesus Cristo, sela-se a nova e definitiva aliança com Deus. O nosso mundo vive na euforia do presente, apesar de ele ser marcado pela ambiguidade e pelo drama do sofrimento. É inútil celebrar um ano novo se não estivermos abertos à novidade de Deus, considerando efémera toda a realidade presente, desejando que Deus introduza no nosso coração e na nossa liberdade, a abertura à surpreendente novidade de Deus.


Pense:
“Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos” Luís de Camões


Ore: Senhor! Ao acabar mais um ano, quero Te dizer muito obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti. Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir. Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e as antigas. Te apresento estes novos dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los. Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Que o novo seja sempre novo na minha vida, e que eu tenha a percepção de vê-Lo guiando a minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

Que o Senhor vos abençoe!

Rev. Simonton

Nenhum comentário: