21 dezembro 2007

É TEMPO DE NATAL!


É tempo de Natal...!

A festa é envolvente, bem colorida, e podemos afirmar que se trata de uma das maiores festa da cristandade. é época também de fantasia, por isto não temos como ignorar a data por mais que conteste os simbolismo norte-americanos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas, até mesmo os anti-natalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá.

Tão importante é o Natal pelos seus símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade. Originalmente, a festa natalina deu-se quando a Igreja Católica introduziu no cenário cristão em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em beneficio das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império Romano.

Esta data foi fixada pelo Papa Júlio I para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Assim paulatinamente o seu sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção.

a Bíblia relata que um anjo anunciou à Maria que daria à luz um menino, e seu nome será Jesus, o Salvador, o Filho de Deus. Maria e José viajaram de Nazaré para Bélem, pernoitando em uma estrebaria, por não encontrar lugar para hospedagem, e alí entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três magos, que viajavam há dias seguindo a estrela de Belém igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o Filho de Deus.

É tempo de natal...!

E como acontece anualmente, gradativamente você se torna mais triste e melancólico. As imagens simbólicas do Natal é como um filme que revela que não estamos com o coração aberto, feliz. Você anda pelas ruas da cidade, observa as pessoas no frenesi do vai e vem, fazendo compras, as lojas cada uma mais belas do que as outras, ruas iluminadas, anunciando que é tempo de natal.

Inevitavelmente se você se encontrar com sua família, com certeza vai lembrar dela, trazendo a tona situações de afetos reprimidos, de rejeição, amor não correspondido, decepções acumuladas. "E por mais que você lute contra, será assolado por inúmeras lembranças sobre os mais diversos assuntos relacionados com as suas situações familiares e de vida." É muito comum encontrarmos pessoas que ficam tristes nesta época de festa e de celebração do Natal de Jesus. Alguns chegam a ficar até deprimidos, sem saber, exatamente quais são os reais motivos desta angústia. Outros se recordam de seus entes queridos já falecidos e se sentem incapazes de se alegrar com o clima próprio do Natal. Existem pessoas que se isolam no seu quarto ou no seu "mundo". Muitos não conseguem se abrir, desabafar, partilhar e dizer de seus dramas interiores. E é neste contexto que a Palavra de Deus se torna para todos uma Palavra de Esperança, de Cura e de Libertação. A Palavra de Deus abre os nossos olhos e aquece o nosso coração. A festa do Natal do Senhor tem a força e o poder de "fazer novas todas as coisas" e tornar nova toda a nossa história. É preciso – confiando na graça de Deus – dar passos firmes e seguros em busca da verdadeira alegria que Jesus tem para nos oferecer! Diante do nascimento do Menino Deus, a gente entende o salmista que nos ensina a orar e a esperar: "Os que semeiam entre lágrimas, ceifarão entre sorrisos"! (Sl 125,5)

Neste tempo, podemos refletir também sobre o amor de Deus por nós. Esta palavra é forte. Pois, é mais do que uma palavra. É uma atitude. É a atitude de Deus em relação a toda a humanidade. Nós cremos em um Deus, que desce até nós e caminha conosco.

Nós não seríamos capazes de enfrentar e superar os obstáculos, que, às vezes, se multiplicam em nossa vida e tornam a nossa história tão cheia de desafios. Mas, Ele está conosco! Ele veio para ficar perto de nós. Deus é um Pai atento às lágrimas e aos sorrisos de seus filhos queridos e amados. Se Ele vem ao nosso encontro, é preciso que nós desejemos caminhar na direção d'Ele. É necessário optar por ficar com Ele. Nós nos tornamos mais fortes na medida em que sentimos Deus perto de nós e na medida em que O procuramos em tudo e em todas as circunstâncias da nossa vida.

O Natal só é Natal com Jesus! Ele é o centro desta festa. Não é possível termos um feliz Natal, se não for com Jesus. A festa é d'Ele! E nós somos convidados a nos aproximar d'Ele com o coração aberto, para sermos iluminados pela luz do Amor de Deus! É com Jesus que poderemos nos unir ao coro dos Anjos e cantar: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade". Vamos preencher o nosso coração com Jesus; vamos "ornamentar" a nossa vida com Ele. Vamos caminhar com o Senhor, na certeza de que Ele está caminhando conosco.

O mundo precisa de pessoas que testemunhem, destemidamente, o nome de Jesus, o amor de Deus, a presença do Senhor em nosso meio e em nossa vida. O mundo está sedento por um Deus vivo e verdadeiro, capaz de transformar tudo e todos. A humanidade "geme e espera" pela graça de Deus. Sendo assim, que cada cristão seja um sinal de Deus no coração do mundo e no meio de toda a humanidade. Que o mundo consiga ver a graça de Deus, por meio da alegria daqueles que se encontraram com o Senhor e que vivem pela força da misericórdia d'Ele!

Precisamos proclamar que o Natal é de Jesus. E esta verdade não pode ser sufocada pelo consumismo, pelo indiferentismo ou por qualquer outra coisa que tente esconder Deus dos nossos olhos e do nosso coração. Vamos nos unir por meio da fé e da criatividade, semeando esta boa idéia e divulgando esta Boa Nova: Jesus veio para ficar no meio de nós. Vamos fazer uso de todos os meios de comunicação que nós tivermos acesso, para fazer ecoar esta mensagem: "Natal com Jesus"! E assim, o mundo será mais feliz e cada um que testemunhar isso, se sentirá mais realizado; vencerá toda provação e verá todas as trevas dissipadas.

É tempo de Natal...!

Feliz Natal com Jesus.


Nenhum comentário: