21 abril 2008

Cada Instante - 6ª feira, 28.03.2008

DIA BRANCO



Medite: Pois que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado. Salmos 143:4

Hoje completo 50 anos de idade, o tempo se foi e como está longe a minha mocidade, as lembranças do carinho fraternal de meus pais, a saborosa comida da minha mãe e a salutar unidade de minha família, ainda que humilde. Hoje tenho a minha própria família que confreternizo com maior intensidade as mesmas experiências vividas no passado, porém com mais preocupações, as aqueles que pertenciam aos meus pais transferiram-se mim como pai, também como esposo, marido e provedor.

Hoje é um desses dias, “dia branco”, quando a gente lembra de uma música que ouviu a muito tempo, quando criança ou mais jovem, ou mesmo aquele música que transporta agente para outra dimensão temporal, que nos leva a uma época ou pensamentos e modo de agir totalmente diferente do atual. As lembranças são de Recife, algumas músicas culturais da MPB, como “Dia Branco” e “La belle du jour”, faz me lembrar da bela cidade que outra vivi grande parte da minha juventude com minha linda esposa e meus filhos. A Igreja da Madalena, O Seminário do Norte, Os Encontros de Casais com Cristo, a evangelização no “Buraco Fundo”, isto é, Bairro dos Estados em Camaragibe.

Apesar de estar completando hoje 50 anos, dia de anversário é um dia nostálgico, dia de relembrar do passado, rever a vida, tomar novas diretrizes, novos desafios. Falamdo em desafios levantei sem nenhum, alias estava até um pouco apático a não ser um telefonema, que telefonema, vindo de longe, do Bispo Paulo Garcia, da Catedral da Santíssima Trindade, em Recife, que coincidência, e este desafio é tremendo, pois trata-se de uma possível mudança de Ministério. Percebi que neste ano recebi apenas dois telefonemas de irmãos pastores que se solidarizaram comigo, que realmente telefonaram para saber da minha pessoa, o primeiro em fevereiro, do Rev. Jaime Marcelino, de Manaus e agora do Bispo Paulo Garcia. Estou realmente orando à Deus e pensando seriamente em uma possível mudança de Ministério.

Dia Branco é aquele dia que olhando para frente não vemos nenhuma perspectiva, nada configurado. É nostálgico por causa de uma igreja que já não existe mais, uma igreja que não se engaja no mundo, vivendo no mundo porém não sendo do mundo.

Verificando no original a palavra “nostalgia”, percebo que é uma palavra composta por agrutinação do grego nosto que quer dizer: voltar para casa e do grego algos, que quer dizer: sofrimento, dor, que podemos traduzir por impedimento ou impossibilidade de satisfazer um anseio profundo de retornar a um tempo e espaço considerados melhores do que a condição atual.

O Dia Branco é um dia de crise intensa, crise do retorno, intensificada com o caos atual da igreja principalmente quando temos contatos com as gerações dos que se afastaram, entristeceram, perderam seus sonhos, deixaram suas igrejas, foram deixados para trás, desses que ainda vivem fieis ao chamado, altruístas e em meio a tantas adversidades, não há ninguém que os façam calar. A cada adversidade se engajam mais e mais na obra do Senhor Todo-Poderoso. São capazes de tirar força da aparente fraqueza, quanto mais injuriados, mais entristecidos, mais sozinhos, tornam-se mais dependentes de Deus e mais fortes, mais capacitados, mais abençoados.

Creio que estamos chegando ao momento de honrarmos e darmos maior atenção aqueles que sem igrejas estão trabalhando e desenvolvendo com maior intensidade, sem glamour, cumprindo a missão do Reino de Deus. Missão esta que é a mais importante tarefa do presente do que a própria perspectiva que a igreja tem de si mesma, e que temos de nós mesmos.

Este Dia Branco é o dia do Senhor, dia de reflexionarmos e solicitadamente buscarmos o Senhor. É dia de alegria e regozijo, é dia de voltarmos a sonhar, agora com mais experiência e determinação, confessando a nossa incapacidade e sendo capacitados pelo Senhor.

A você meu amigo Bispo Paulo Garcia, a você meu irmão camarada Bispo Elias Bispo, com carinho, dedico este texto.

Pense: "Aquele que vive para a humanidade faz muito mais do que aquele que por ela morre" Blavatsky

Ore: Senhor meu Deus! Dê graças ao entristecido, ao angustiado, aos que incapacitados buscam refugio em tí. Restaura a nossa alegria e o nosso regozijo. Não permita que a chama vocacional dos teus escolhidos para o Ministério da Palavra se apaque, dê-lhes força para superar a adversidade. Dê graças a Tua Igreja, restaura-a e à santifica na Tua verdade. Em nome de Jesus, amém!

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

Nenhum comentário: