21 abril 2008

Cada Instante, 21.04.2008

A MINH’ALMA SE ENTRISTECE, ESTOU NA FOSSA!



Meditação: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4: 8-10

Como um bom brasileiro, sou muito afetivo e sentimental, emociono facilmente com um filme, com a dor do meu irmão, com algumas situações como o que estamos vivendo cotidianamente, o caso de Isabella. Consequentemente nos entristecemos e passamos uma parte da vida curtindo a tristeza. Grande parte das nossas músicas sejam elas cristãs ou não retratam a tristeza, a saudade, o amor impossíbel, a restauração e muita coisa mais.

Jesus Cristo era um homem triste, ele chora por causa da idolatria de Israel quando afirma:

“Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.” Lucas 10:13

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Lucas 13:34

O próprio Jesus passou por muitas tristezas. Mas há uma total diferença entre ter tristeza e "se entregar à tristeza". Deixar-se ser tomado pela tristeza: pressionado, tormentado, escravizado mesmo pela tristeza.

Temos o vício de ficar recordando o que nos causou mágoas, basta uma pessoa dizer algo que nos ofenda, já ficamos ruminando, e aquilo cresce, se avoluma dentro de nós. O sentimento cria volume dentro de nós. De repente, aquilo nos toma totalmente e nem conseguimos mais respirar.

Existe uma tristeza que precede a alegria. Muitas vezes não experimentamos a verdadeira alegria porque ainda não conhecemos a tristeza segundo Deus. O pecado é o maior causador de tristeza. Ele definha o corpo e faz gemer, esgota as forças e seca a alma. Ele provoca uma tristeza destruidora. O remorso devido as implicações dos nossos erros nos entristece, mas nada pode fazer por nós. Mas, existe uma tristeza que transforma; é a tristeza segundo Deus. Ela nos leva ao arrependimento, onde mudamos de tal maneira que não queremos fazer o mesmo erro outra vez. É hora de trocar o riso por lamento e a alegria por tristeza.

Precisamos ser firmes. Não podemos acumular sentimentos ruins em nosso interior. Todas as situações dolorosas que vivemos já são mais que suficientes. Então, para que guardar e ruminar situações que nos fazem sofrer?

Seu filho vive lhe causando um enorme desgosto com a bebedeira, ao se drogar, vivendo a vida na prostituição? Seu marido lhe causa desgosto com a bebida, com jogo, e vive causando problemas? Isto já é mais que suficiente. Você não precisa, além disso ficar ruminando sofrimento. É como o povo diz: "curtindo fossa". Basta o sofrimento nosso de cada dia!

O que não pode acontecer é ficarmos recordando a situação, remoendo-nos em nossos sentimentos, cultivando e curtindo ressentimentos. Isto se torna um verdadeiro tormento. É suicídio porque "a tristeza matou a muitos".


Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza e faça uma verdadeira renúncia


PENSE: Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo. Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Cor 7:8-10



ORE: Senhor! A minha é um livro aberto na sua presença, Tú sabes a causa da minha tristeza, da minha angústia. Humildemente e com arrependimento me chego a Ti. Restaura a alegria da minh’alma, Te peço em nome de Jesus, o meu Senhor, amém!

Dedicatória: Conheci um homem de Deus, no Cursilho da Cristandade da IECB, o Fabinho, o reitor do Cursilho. Este link é a música que falou muito ao meu coração naqueles dias. Fabinho dedico esta música ao Senhor Deus pela tua maravilhosa vida. Bendito Serás!

http://youtube.com/watch?v=Kx9kiwhY7Q0&feature=related

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

Pastor Presbiteriano da IPB

Nenhum comentário: