25 abril 2008

Cada Instante, 24.04.2008

APERFEIÇOAMENTO MÚTUO



MEDITE: E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1: 9-11

Vivemos em uma época de muitas oportunidades, mais do que qualquer outro tempo na história. Nossa época é marcada por dias de decisão, vivemos dias decisivos no Reino de Deus. Em meus 50 anos de existência percebi que os dias atuais são marcados por sonhos. A Igreja nunca sonhou tanto, nunca vislumbrou com tanta ansiedade os novos horizontes, nunca desejou mais do Senhor como tem aconecido e nunca concentrou tanto esforços, em congressos, convocação nacional à oração intercessória pelo país, pelas famílias. Nunca se buscou tanto a presença de Deus, nunca teve-se tanta sede da Palavra de Deus, como hoje. Ao mesmo tempo em que muitos novos cristãos, pela graça de Deus, têm nascido, transmitindo à igreja a mesma alegria e os mesmos desafios, muitos cristãos maduros, bem fundamentados na Palavra do Senhor, estão conosco, repartindo as cargas do ministério e contribuindo, com seus dons, para o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo.

Hoje, a minha oração concentrou não nas coisas exteriores relacionados com as crises e as decisões a serem tomadas, mas com o interior. O texto de Filipenses 1:9 me dispertou para algo importante e que tornou-se um momento decisivo na minha vida.

Que o vosso amor aumente: Não o amor observado nas novelas e nos filmes cheio de emocionalismo, erotismo. Mas o amor de Deus, amor Ágape, que advém do nosso relacionamento com Cristo. Quando esse Amor de Deus que já está em mim curar o meu coração, irei descobrir como é fácil o relacionamento com outras pessoas. Quando recebo o Amor de Deus fico tão agradecido por aquilo que Ele fez na minha vida que fico pronto para deixar O Seu amor fluir através de mim até aqueles que não se sentem amados, da mesma maneira que me sentia quando não tinha Jesus. Amor é ação, fazendo aquilo que deve ser feito em todas as situações.
Desenvolver o amor não deve ser uma luta horrível, mas simplesmente fazer bem a outros. Receber e expressar amor é muito importante porque sem ele a Bíblia diz que não somos nada. Em vez de tentar por si mesmo ser perfeito para poder agradar a Deus, gaste esse tempo e esforço com Deus, expressando o seu amor por Ele. Ficará surpreso com a mudança no seu comportamento.
Podemos demonstrar amor, simplesmente dando de nós próprios a outros, aproveitando cada oportunidade que nos surgir. Somos conhecidos pelo nosso fruto.

Aumente o conhecimento. Não é possível crescer sem o conhecimento da Palavra de Deus. A palavra original do texto grego para conhecimento se refere ao conhecimento doutrinário. O crescimento qualitativo da igreja como um todo depende do tipo de relacionamento que cada líder e que cada membro tem com Deus e com a Sua palavra. Como se caracteriza uma igreja que cresce em qualidade? Quando a maioria dos seus membros estão crescendo espiritualmente a cada dia!

Tenha percepção. Isto é, fazer discriminação entre as coisas que diferem. As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo e todo o conhecimento é necessariamente adquirido através da percepção. A sensação é por natureza diferencial, ou seja, as pessoas só reparam naquilo que se distingue do geral, naquilo que é diferente, nos desvios, nas irregularidades. À medida que o nível de estímulos sensoriais diminui, a capacidade de detecção das diferenças ou da intensidade dos estímulos aumenta. É em condições mínimas de estimulação que se atinge a máxima sensibilidade. É por esta razão que a atenção aumenta quando um anúncio aparece sozinho num intervalo de um programa, ou quando, no meio de vários anúncios a cores, surge um em preto e branco. Esta capacidade que o organismo tem de alterar os níveis de sensibilidade consoante a variação das condições externas não só permite ter maior sensibilidade quando é necessário como também serve de proteção quando o nível de estimulação é muito elevado. A maneira como nós tratamos as coisas de Deus determina o nível da nossa percepção espiritual! E o nível da nossa percepção espiritual determina o nível das nossas experiências com Deus!" - "Você quer ter experiência com Deus?! Comece a valorizar as coisas de Deus!". Quando desvalorizamos as coisas de Deus perdemos a percepção de Deus! E não percebemos a presença de Jesus Cristo em nossa vida! Foi o que aconteceu no templo, Jesus entrou e eles não perceberam, pois tinham vulgarizado o templo de Deus! Podemos usar as igrejas para nos encontrarmos, para apresentações, etc ... e perdermos a percepção espiritual, Deus fala, Deus mostra, mas as famílias vão sendo destruídas em nosso meio sem que percebamos, porque continuamos achando que a casa de Deus é o que ela não é!".

A Igreja é assim, a reunião de homens e mulheres que, convocados por Deus, escutaram a Boa Nova e foram transformados por ela, para transformar, por sua vez as relações humanas, o Reino se estabeleceu, mas a Igreja é o desejo, o anseio de que ele venha com Sua plenitude. Por isso a Igreja só tem sentido com pessoas que desejam se transformar, mudando suas relações egoístas para relações de doação, de justiça, de paz e de amor. Toda a Igreja é sacerdotal e ministerial, isto é toda a Igreja adora e serve, um Serviço à Deus que se dá nas pessoas, uns com os outros. Todo o membro é chamado a servir, com alegria, sem serviço desinteressado, não tem sentido nenhum ministério.

Viver e compartilhar como irmãos e irmãs é o primeiro e maior chamado, "Aperfeiçoando assim os santos para a obra do ministério a fim de construir o Corpo de Cristo", diz Efésios 4, 12; por isso, "o dom que cada um recebeu, ponha a serviço dos outros como bons administradores da multiforme graça de Deus" (1Pe 4,10); "vos sois o corpo de Cristo e seus membros" (1Cor 12,27); "há muitos membros, mas o corpo é um só; não pode o olho dizer a mão: não tenho necessidade de ti; nem tampouco a cabeça aos pés: não necessito de vocês" (1Cor 12,20-21).

Para bem anunciar o Evangelho e servir, deve-se ter uma vida de humildade, no serviço aos irmãos. Ser honestamente humilde, tem uma repercussão evangelizadora e transformadora em um mundo em que o que vale é a lei do mais forte e do que mais tem. A vida interna da Igreja, da comunidade, deve ser por si só a boa noticia, a atração para os que estão fora e o maior testemunho que podemos oferecer.

PENSE: “Viva sempre pronto. Se, ao surgir a oportunidade você tiver de se aprontar, então será tarde demais. As oportunidades não esperam, nem mesmo enquanto você ora. Você não tem de se aprontar; deve viver pronto.” Smith Wigglesworth

ORE: Senhor! Ajuda-me a olhar para a Igreja o amor, focando mais minha visão nas virtudes do que nas dificuldades. Que o conhecimento de Tí, me aproxime ainda mais do meu irmão. Em nome de Jesus, amém!

Dedicação: Hoje é o aniversário do Rev. Guilhermino Cunha. Agradeço à Deus pelo amor e companheirismo desse servo do Senhor, pela acolhida na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, e pela maneira tão amável como tem me recepcionado. Parabéns meu pastor, que o Senhor a cada dia concretize este grande sonho de “Plantar novas Igrejas”.

Com carinho!

Rev. Ashbell Simonton Rédua

Nenhum comentário: