*Rev. Ashbell Simonton Rédua
asredua@yahoo.com.br
asredua@yahoo.com.br
Há muitas questões levantadas com relação ao site de relacionamento “orkut”. Estas questões se polarizam pela facilidade de se cometerem atos ilícitos e lícitos que permitem ao usuário definir muito bem o seu caráter.
Optei por fazer parte deste site, foi uma opção minha, porque, de tanto ouvir nossos jovens e adolescentes falando sobre o site, há algum tempo já venho me familiarizando com a problemática toda que envolve os participantes das comunidades “orkuteiras”.
O meu interesse se estabeleceu no sentido de que devo estar onde os nossos jovens estão, de conhecer o que falam, sentem e como se expressam entre si, afinal eu sou um pastor e quero cuidar bem do meu rebanho.Apesar de ser uma ferramenta de relacionamento, mesclada ao entretenimento, é um ambiente de fácil navegação através dos ícones que dão acesso a todos os ambientes, mesmo tendo pouco conhecimento de informática.
O Orkut é uma rede amigos, que se agrupam em comunidades on-line com objetivo de tornar a vida social mais afetiva e estimulante, portanto é uma rede social que pode ajudar a manter relacionamentos existentes e estabelecer novos amigos.
Muitas comunidades fazem apologias a diversos assuntos polêmicos ou não, alguns até banais. Existem aquelas comunidades bem intencionadas, sérias e que contribuem com a cultura, particularmente no nosso interesse, a cultura religiosa, discussões teológicas, assim por diante, porém somos conscientes da existência de comunidades que são uma aberração contra tudo o que é puro, bom, sincero, honesto, agradável, etc.
Pois bem, nesta semana deparei-me com uma dessas comunidades, fazendo apologia à bebida, causando-me grande estranheza, pois jamais imaginei alguém que realmente ama o Senhor Jesus Cristo, que é um crente sincero, temente a Deus, de bom caráter, se pronunciasse utilizando o nome de uma Instituição Religiosa tão séria, como a Igreja Presbiteriana do Brasil. Trata-se do “Boteco da IPB” (http://www.orkut.com).
Esta comunidade além de fazer apologia à bebida, utilizando palavras como “presbirita”, “Presbibhama”, suscita nomes de líderes Presbiterianos de grande envergadura moral, cujo compromisso com Deus, com a Igreja e com a Fé Reformada são inquestionáveis, principalmente pelos grandes e relevantes serviços prestados ao Reino de Deus.
Ainda que o tópico do assunto: “papo do boteco (brincadeira)”, seja realmente brincadeira, a seriedade do assunto, e a tonalidade dos recados tomam outras direções, oposto ao padrão Bíblico do Homem Cristão.
Vejam as conversas iniciadas em 07 de fevereiro até 23 de agosto 2007:
- Gui Stitch - Ah, pensei numa brincadeira aqui.
Imagine um boteco de crentes, e vamos começar uma história cada um posta uma frase com quatro palavras e vamos ver o que sai...
- G. S. - começando - Entrei no boteco sozinha...
- R. B. - e pedi aquela gelada
- B. - quando ao olhar para o lado
- G. S. - (como o Bruno se excedeu nas palavras...)
- W. - mulher, que vinha em...
- C. - Vi uma ... minha direção e então
- G. S. - perguntou se eu era...
- G. S. -perguntou se eu era...
- W. - a pessoa que ela
- J. - estava procurando pra começar
- B. - uma profunda conversa sobre
- G. S. - as possíveis influências da...
- R. B. - tradição reformada e a bebida
- G. S. - na vida sexual das...
- W. - das traças que corroem...
- J. P. - ...a igreja por dentro...
- W. - e que levam a
- B. - IPB chegar nesse nivel
- G. S. - de incapacidade intelectual filosófica...
- W. - fundamentalista, que radicaliza nas...
- B. - decisões sobre assuntos que...
- W. - realmente importam para o .... (detalhe esse papo esta com pouca gente né, tá quase um diálogo)
- j. - convívio mútuo de fé...
- W. - cristã, reformada e não....
- R. B. - esqueça minha cerveja garcon!
- G. S. - Nesse momento chegou o...
- J. P. - ...Nicodemus com a "tropa de choque" Solano - Meister...
- W. - e poucos foram que mantiveram sua fé..... (já que é pra postar mais de 4 palavras....rs)
- G. S. – OFF contem só quatro palavras, se não, não tem graça...
- J. P. - ...depois de ouvir o...
- G. S. - discurso insano do puritano...
- R. - pedi uma cachaça pra...
- G. S. - esquecer todas as baboseiras...
- j. - e continuar a viver...
- R. B. - em livre-abertura ao futuro!
- J. - e livre-abertura para si
- W. - bebendo sem preconceito e.....
- J. P. - desfrutando da liberdade cristã...
- G. S. - ... mas então, o garçom...
- W. - chega e pergunta:...
- R. B. - Mais um chopp Sr?
- G. S. - E eu, meio que...
- Wilmar - sem jeito respondo....-
- J. P. - mais um pra todos!!...
- W. - eu enfatizo mais....
- B. - traga bem gelado, pois
- j. – boteco ...eu preciso disso...
- W. - para continuar vivendo...
- R. B. - e desfrutando dessa...
- Wilmar - devassa, vamos pra lá?
- D. M. - com certeza, se...
- G. S. - não aparecer nenhum fundamentalista...
- C. - com as mesmas conversas
- D.M. - mas depois quando...
- W. - vemos a verdade ela nos......
- W. - .......................................iic
- A. - acho que vou vomitarrrrraahhhgggg.....
- W. - comuniar o que? fala ai.........ic
- F. - a palavra da verdade....
- W. - e qual é a verdade?
- F. - SÓ CRISTO SALVA!!! A VERDADE É QUE SÓ CRISTO SALVA!!!
- R. B. - aleluia!
- F. - acabou? acabou o papo... tava taum legal....
- R. B. - acabou cerveja. mais uma?
- JR - Sim e dois copos...
- W. - mais outra e outra tulipa
- R. B. - copo americano pra mim :)
Ao analisar a comunidade tenho duas possibilidades de interpretação.
A primeira é que se trata realmente de uma brincadeira, sem graça e sem objetivo, por conhecer o idealizador da comunidade, pessoa séria e comprometida.
Porém o desenrolar da brincadeira tomou dimensões totalmente diferentes daquela protagonizada pelo autor ou mesmo do sentido inicial da brincadeira.
Porém o desenrolar da brincadeira tomou dimensões totalmente diferentes daquela protagonizada pelo autor ou mesmo do sentido inicial da brincadeira.
Depois, entendo que boteco é um estabelecimento comercial, muito popular, onde se servem bebidas, mas também lanches e eventualmente pratos simples. O boteco é também conhecido como taberna, bar e botequim. Na nossa cultura carioca, o boteco é o ponto de encontro ideal para os funcionários das empresas, encontros de amigos, para comemorar – com mesa farta, bom-humor e a alegria de viver.
A segunda possibilidade que vejo na comunidade, refere-se a uma crítica as estruturas e a teologia da IPB, e assim os membros da comunidade titubeiam, não sei se foi de propósito ou não, entre o fundamentalismo e o liberalismo/mundanista, entre a liberdade e a libertinagem, entre a ortodoxia e a neo-ortodoxia, entre a fé reformada e outras formas de se expressar a fé, entre as decisões impostas e a liberdade da igreja de tomar parte nas decisões.
E quando os membros falam da Cerveja Alemã e Americana, com toda certeza devemos entender o crescente liberalismo teológico e o mundanismo que tem se infiltrado as igrejas brasileiras.
À primeira vista quando naveguei nesta comunidade, fui acometido de uma tremenda raiva, revolta, mas depois de pensar e analisar e verificar o perfil dos usuários, que, a propósito são de diversas regiões brasileiras, pensei que há um grupo jovem procurando algo mais que formulas filosóficas/teológicas.
Quando a filosofia se infiltrou no cristianismo, o modernismo Alemão que posteriormente infectou as grandes denominações nos Estados Unidos, as heresias surgidas neste período se encarnaram nas doutrinas fundamentais da Palavra de Deus dando origem ao dogma do modernismo do século XX e XXI, tais como:
- A teologia bíblica como resultado de um processo evolutivo da raça humana;
- Negação dos milagres;
- A interpretação alegorica das Escrituras, algo tão antigo e que na roupagem do liberalismo e do racionalismo tomam dimensões negativas quanto a fé, por exemplo, Adão e Eva não existiram, O Dilúvio não aconteceu; José, filho de Jacó, não existiu;
- Muitos eventos do Antigo Testamento são apenas mitos.
- A evidência da humanidade de Jesus em detrimento da sua divindade (Jesus Histórico);
- As narrativas dos Evangelhos não são factuais,
- A teologia da preconização
- A Teologia relacional
- Pragmatismo religioso (nada se cria, tudo se copia);
Portanto, não posso concordar com essa turma quando afirmam que os líderes alvos do bate-papo são enquadrados como fundamentalistas. Na verdade eles não sabem o que estão dizendo. Não há fundamentalista na Igreja Presbiteriana do Brasil como também não há liberal. Todos somos presbiterianos, de fé reformada, o nobre professor Sebastião M. Arruda afirma com sabedoria: “A Fé Reformada deu-nos:
a) a Bíblia em nossa língua materna;
b) o direito de cultuar conforme a nossa consciência;
c) a prática apostólica da pregação do Evangelho;
d) desenvolvimento da ciência.Portanto, essas quatro características devem estar sempre presentes na pregação Reformada, e é a integração delas que vai produzir o seu caráter mais importante e singular.
Alguém já disse que a Fé Reformada tem sido chamada de “doutrina de ferro”, e que mesmo isso não sendo um elogio, tem que ser admitido que ela tenha produzido homens com caráter de aço: Calvino, Kuyper, Cromwell, Knox, etc.
A Teologia de Calvino foi responsável pelo despertamento religioso da Escócia. Foi a doutrina de Calvino, sobre o estado como servidor de Deus, que estabeleceu a idéia de governo constitucional e que conduziu ao reconhecimento dos direitos e liberdades dos súditos.
Foi a Fé Reformada que valorizou a mulher, que incrementou a educação e o preparo de homens para melhor servir na comunidade. É duvidoso que algum teólogo tenha desempenhado um papel tão significativo quanto o de Calvino na história mundial...
Só a Fé Reformada pode de modo coerente, sustentar a soberania absoluta do Senhor. Talvez alguém possa objetar que a Fé Reformada é dualista, porque mantém a tensão entre Deus e o homem. Mas é exatamente essa tensão que explica que a Fé Reformada não é dualista. As duas partes, Deus e o homem, não estão no mesmo nível. Deus é Criador, e o homem é Sua criatura.
Assim, de modo coerente, posiciona-se a Fé Reformada: “Porque crê que Deus é verdadeiramente Deus, crê, também, que só a Palavra de Deus é regra de fé e prática; por conseguinte, vê o homem como a Bíblia diz que ele é: uma criatura de valor, feita à imagem e semelhança de Deus, vice-gerente de Deus na terra, responsável pela administração das obras das mãos de Deus, contudo caído e morto em pecado, incapaz até mesmo de desejar o bem.” (ARRUDA: O Presbiteriano Conservador na edição de Nov/Dez 1995).
Entendo que preciso tomar pelo menos duas posições, como pastor e líder da Igreja:
1. Dar aos jovens as condições de sentirem o gosto, a alegria de serem crentes, do encontro com Deus, e da alegria de pertencerem à Igreja, de conhecerem bem os fundamentos da nossa fé e por outro lado, de colocarmos o dinamismo, a alegria, a esperança, o serviço e a missão da igreja;
2. Estimular os jovens para se colocarem à disposição de Deus no serviço ao mundo, do crescimento e da superação das situações complicadas, seus dons, talentos, alegria e fé.
Soli Deo Gloria
*Rev. Ashbell Simonton Rédua – Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbitério do Norte (Recife-PE), em 1989, Bacharel em Teologia com Especialização em Capelania, pelo Seminário Teológico Evangélico do Nordeste (Recife-PE), 1990, Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (2006), Especialização em Bíblia pelo Centro de Pos-Graduação Andrew Jumper, Graduando em Direito pela Centro Universitário Plínio Leite, e Especializando em Direito Ambiental pela Universidade Gama Filho Currículo completo http://lattes.cnpq.br/9018318255138280