*Rev. Ashbell Simonton Rédua
asredua@yahoo.com.br
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O preparo para a vida não requer somente o conhecimento de uma atividade eclesiástica, mas também a formação para o exercício da cidadania comprometida com os valores éticos e cristãos. Calvino tinha como princípio para a educação a formação de “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”. É preciso empenhar-se na transformação do mundo colocando como compromisso a evangelização e a valorização do ser humano enquanto a imagem de Deus, resgatando-lhe a dignidade.
Abre-se assim o campo para uma vida humanistica, onde a simples obrigação do compromisso de vida cristã assumida adquire consciência necessária no empenho para transformações. A isto chamamos formação integral do pastor.
Utilizando-se da palavra “Pastor”, como aquele que protege o rebanho, dá equilíbrio e o dirige com justiça é que se deve aplicar o conceito dos valores reformados, ou melhor, da cidadania Pastoral. Pois, ela também prima por conduzir seus destinatários ao crescimento pessoal para que amanhã possam ter uma participação justa e sábia na sociedade. Os valores reformados na Formação Pastoral deve unir formação pedagógica e Teológica competente com a sensibilidade ética de seres solidários, tornando-os capazes de perceber as relações interdependentes que escapam ao entendimento de mentes que não foram direcionadas para a importância destas relações. Desta maneira, percebem que os problemas não são mais compreendidos como isolados. Perceber que estamos interligados é o primeiro passo para uma atitude solidária de cidadania.
Nossa ética e cidadania não só se procura responder aos problemas e necessidades primárias dos destinatários, mas ajuda-se os jovens a desenvolver todos os recursos da pessoa para sua promoção humano-social, aberta aos valores cristãos implícitos nos Evangelhos. Não é preciso dizer que o conhecimento teórico é insuficiente para levar as pessoas a uma atitude solidária de cidadania. Ele aponta os imperativos e exigências éticas, mas não leva necessariamente a uma opção ética na prática. Daí a necessidade de uma de uma Formação Pastoral que articule prática e teoria.
De acordo com as diretrizes da Teologia Reformada temos um duplo desafio: 1º) dinamizar a presença do pensamento e valores cristãos num mundo em transformação, a formação da consciência frente aos desafios éticos, a resposta interdisciplinar diante da ‘cultura da complexidade’; e ao mesmo tempo 2º) ter consciência de que os critérios evangélicos que conduzem a sua teoria devem abri-la às camadas populares e aos problemas e soluções do desenvolvimento sócio-econômico. Assim sendo, os valores Reformados na Formação do Pastoral contribui para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pela Academia, na medida em que amplia o horizonte do saber articulando-o com a perspectiva ética da justiça e da solidariedade e com a busca de um sentido transcendental.
Abre-se assim o campo para uma vida humanistica, onde a simples obrigação do compromisso de vida cristã assumida adquire consciência necessária no empenho para transformações. A isto chamamos formação integral do pastor.
Utilizando-se da palavra “Pastor”, como aquele que protege o rebanho, dá equilíbrio e o dirige com justiça é que se deve aplicar o conceito dos valores reformados, ou melhor, da cidadania Pastoral. Pois, ela também prima por conduzir seus destinatários ao crescimento pessoal para que amanhã possam ter uma participação justa e sábia na sociedade. Os valores reformados na Formação Pastoral deve unir formação pedagógica e Teológica competente com a sensibilidade ética de seres solidários, tornando-os capazes de perceber as relações interdependentes que escapam ao entendimento de mentes que não foram direcionadas para a importância destas relações. Desta maneira, percebem que os problemas não são mais compreendidos como isolados. Perceber que estamos interligados é o primeiro passo para uma atitude solidária de cidadania.
Nossa ética e cidadania não só se procura responder aos problemas e necessidades primárias dos destinatários, mas ajuda-se os jovens a desenvolver todos os recursos da pessoa para sua promoção humano-social, aberta aos valores cristãos implícitos nos Evangelhos. Não é preciso dizer que o conhecimento teórico é insuficiente para levar as pessoas a uma atitude solidária de cidadania. Ele aponta os imperativos e exigências éticas, mas não leva necessariamente a uma opção ética na prática. Daí a necessidade de uma de uma Formação Pastoral que articule prática e teoria.
De acordo com as diretrizes da Teologia Reformada temos um duplo desafio: 1º) dinamizar a presença do pensamento e valores cristãos num mundo em transformação, a formação da consciência frente aos desafios éticos, a resposta interdisciplinar diante da ‘cultura da complexidade’; e ao mesmo tempo 2º) ter consciência de que os critérios evangélicos que conduzem a sua teoria devem abri-la às camadas populares e aos problemas e soluções do desenvolvimento sócio-econômico. Assim sendo, os valores Reformados na Formação do Pastoral contribui para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pela Academia, na medida em que amplia o horizonte do saber articulando-o com a perspectiva ética da justiça e da solidariedade e com a busca de um sentido transcendental.
* Rev. Simonton é pastor da Igreja Presbiteriana do Sinai em Niterói-RJ
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